Comoção e compromisso, em Areia Grande, na festa dos 35 anos da CPT de Juazeiro

Novembro 2011 nos brindou, em Juazeiro, com a festa que os 35 anos da CPT merecia.

Alem de profundas e necessárias analises socio-economicas e políticas, o brilho mais intenso da festa ficou para a jornada conclusiva, em Areia Grande de Casa Nova. Como devia ser, tratando-se da CPT.

Quinhentas pessoas, das comunidades de Fundo e Fecho de Pasto e agentes pastorais de ontem e de hoje, marcaram encontro, no meio da caatinga intensamente verde. Mais uma vez, a “guarita dos grileiros” que já virou, há tempo, centro comunitário de reunião, formação e reza, ainda que reformada, foi pequena para acolher tanta gente. Quem conheceu o pobre Zé de Antero, que lutou e resistiu na caatinga até ser barbaramente assassinado, com certeza viu seu sorriso alegre pelo seu sonho coletivo retomando alento: terra, água, fartura de comida, música, dança e, sobretudo liberdade e autonomia de quem sabe repartir a fartura festiva, sem consumismo. Com resistência organizada e vigilante, até a vitoria definitiva.P1000930

O clima pascal reverberava na luminosidade do céu de verão, nas lagrimas de alegria, na carne de bode, assada, cozida e repartida com fartura bíblica. O povo das comunidades de Areia Grande, os visitantes e a CPT “faziam isto em memória de Jesus” e dos momentos inesquecíveis vividos nos 35 anos de CPT. A partir daqui essa intuição e prática profética, chamada CPT, iniciou seu caminho baiano, encorajada por dom José Rodrigues que todos sentem ainda presente.

Assim, tudo virou celebração e comunhão: a roda grande da missa e das palavras, os abraços, o serviço organizado da comida e da bebida para todos, a dedicação silenciosa de quem cozinhava, os tocadores e as músicas dos jovens que saudavam “as andorinhas voltando”,.os mais velhos abraçando quem não viam há mais de trinta anos. Não era só a festa da CPT mas a festa do reencontro, da memória e do compromisso, para reforçar relacionamentos humanos vivenciados. Generosos e solidários, com gratuidade.P1000955

Os primeiros agentes da CPT experimentaram aqui, lado a lado do povo, uma experiência de ressurreição coletiva e recíproca com quem era esmagado pelo sofrimento e pela negatividade tenebrosa do preconceito, da violência, do autoritarismo legalizado e armado.

A experiencia que fizemos com vocês, há 35 anos atrás, nos transformou totalmente a todos nós que aqui estamos. Areia Grande nos fez novos homens e novas mulheres, e deu a todos - povo e CPT - nova força e novas posturas que jamais nos deixarão retroceder! Obrigado”.



P1000940

Foi com estas palavras, que Angélica e Edu agradeceram, olhando nos olhos do povo e de todos os agentes da CPT, com lúcida comoção, ao lembrar sua presença e trabalho pioneiros por aqui.

Suas palavras nos parecem o suco essencial desta “co-memoração”, para o povo e para a CPT, seguirem a travessia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA