MST REOCUPA FAZENDA GRILADA PELA CUTRALE, NO INTERIOR DE SÃO PAULO



Nesta quarta-feira (31), cerca de 300 famílias assentadas e acampadas de diferentes regiões do estado de São Paulo ocuparam a Fazenda Santo Henrique, pertencente a empresa Cutrale, nos municípios de Iaras, Borebi e Lençóis Paulista, interior de São Paulo. 

Os Sem Terra denunciam a grilagem dos 2,6 mil hectares de terra pela Cutrale. Há sete anos que a Fazenda Santo Henrique é objeto de ação reivindicatória por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

No último dia 10 de julho, a Justiça Federal bloqueou a matrícula da fazenda, após a juíza substituta da 1ª Vara Federal de Ourinhos, Melina Faucz Kletemberg, ter finalmente acatado o pedido de tutela antecipada feito pelo (Incra), por meio da Advocacia Geral da União. 

O órgão federal alega que as terras são remanescentes de um antigo projeto de colonização federal, o Núcleo Colonial Monção, mas que foram ocupadas irregularmente.

Segundo Ana Carolina Mazin, da direção estadual do MST, a ocupação visa pressionar para que o processo tenha continuidade, além de buscar o diálogo com a sociedade para reafirmar o propósito do Movimento em todas as ações anteriores. 

“Ao contrário do que foi divulgado em alguns órgãos de imprensa, o objetivo do MST com as ocupações realizadas na Fazenda Santo Henrique nunca foi de causar destruição ou vandalismo; os meios de comunicação promoveram uma campanha contra a luta dos Sem Terra para esconder os verdadeiros atos criminosos praticados pela Cutrale”, disse Mazin.

Com a atual decisão da justiça, o bloqueio da fazenda impede a venda ou outras transações até que se tenha decisão definitiva sobre o domínio das terras. “Pois bem, reivindicamos que a decisão seja de retomada das terras pela União, para que sejam transformadas em assentamentos da Reforma Agrária”, afirma a dirigente.

Brasil de Fato 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA