CERCA DE 500 PESSOAS PARTICIPAM DA 6º ROMARIA EM DEFESA DA VIDA EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES



Aproximadamente  500 pessoas participaram da 6º edição da Romaria em Defesa da Vida. A celebração aconteceu  em Campo Alegre de Lourdes, nas proximidades do Morro do Tuiuiu, no domingo 19. Neste ano, a Romaria teve como tema os cuidados com a casa comum.  

A  Romaria é um momento de encontro em que as comunidades denunciam a situação de degradação do meio ambiente, de desrespeito dos direitos, é um momento especial de oração e de animação para a continuidade da luta.

A  Romaria em Defesa da Vida surgiu a partir do momento em que o povo campo-alegrense tomou conhecimento de que 82% do município está pleiteado para extração mineral, inclusive a região do Morro do Tuiuiu.  Por isso, o evento teve como objetivo denunciar a realidade de degradação do meio ambiente no município de Campo Alegre de Lourdes em sintonia com a convocação do Papa Francisco na Enciclica Louvado Seja (Laudato Si), que convoca toda a sociedade para o cuidado com a Casa Comum.


A concentração foi na comunidade do Velame e os romeiros e romeiras seguiram em caminhada para o morro do Tuiuiu. As comunidades, por meio de faixas, cartazes e cordel denunciaram os problemas que afetam a qualidade de vida em Campo Alegre de Lourdes como: a falta de água, grilagem de terras, desmatamento, os impactos da mineração e até a situação de fome. 

A Romaria terminou com a celebração de uma Missa presidida pelo Padre Bernardo Hanke. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias

XII Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes