CERCA DE 500 PESSOAS PARTICIPAM DA 6º ROMARIA EM DEFESA DA VIDA EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES



Aproximadamente  500 pessoas participaram da 6º edição da Romaria em Defesa da Vida. A celebração aconteceu  em Campo Alegre de Lourdes, nas proximidades do Morro do Tuiuiu, no domingo 19. Neste ano, a Romaria teve como tema os cuidados com a casa comum.  

A  Romaria é um momento de encontro em que as comunidades denunciam a situação de degradação do meio ambiente, de desrespeito dos direitos, é um momento especial de oração e de animação para a continuidade da luta.

A  Romaria em Defesa da Vida surgiu a partir do momento em que o povo campo-alegrense tomou conhecimento de que 82% do município está pleiteado para extração mineral, inclusive a região do Morro do Tuiuiu.  Por isso, o evento teve como objetivo denunciar a realidade de degradação do meio ambiente no município de Campo Alegre de Lourdes em sintonia com a convocação do Papa Francisco na Enciclica Louvado Seja (Laudato Si), que convoca toda a sociedade para o cuidado com a Casa Comum.


A concentração foi na comunidade do Velame e os romeiros e romeiras seguiram em caminhada para o morro do Tuiuiu. As comunidades, por meio de faixas, cartazes e cordel denunciaram os problemas que afetam a qualidade de vida em Campo Alegre de Lourdes como: a falta de água, grilagem de terras, desmatamento, os impactos da mineração e até a situação de fome. 

A Romaria terminou com a celebração de uma Missa presidida pelo Padre Bernardo Hanke. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA