FORTALECER ASSOCIAÇÃO É ESTRATÉGIA PARA DEFESA DE COMUNIDADES RURAIS EM PILÃO ARCADO



Além da falta de políticas públicas,  diversas comunidades rurais de Pilão Arcado listam como grandes problemas a enfrentar as incertezas acerca dos processo de regularização fundiária, assim como a concentração de terras. 

Pensando em fortalecer as comunidades, a partir de seus trabalhos organizativos, desde agosto de 2015 a Comissão Pastoral da Terra e a paróquia Santo Antônio de Pilão Arcado realizam uma série de formação sobre associativismo. Uma demanda apresentada pelas comunidades. 

Na primeira etapa, os trabalhos focaram nos requisitos necessários para se criar e manter uma associação. Representantes de 40 comunidades próximas à sede municipal e  da Lagoa da Serrote estiverem presentes. 

A segunda série da formação ocorreu em meados de agosto deste ano. Além de avaliaram e recordarem o primeiro encontro,  os/as participantes discutiram a organização das associações, destacando a importância de fortalecer a entrada de novos agentes, inclusive mulheres e jovens. O grupo, formado por quase 20 pessoas, discutiu também as diferenças  entre propriedade e os diversos casos de posse. 


Entre os encaminhamentos, as comunidades decidiram  realizar um série de intercâmbios para debater mudanças nos estatutos, visando se adequar à nova lei estadual de regularização fundiária, além de realizar eventos em prol das associações.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA