Camponeses/as discutem a soberania popular na mineração



“Útil pra gente é o solo e as mineradoras deixam esse solo degradado, aí não vamos mais ter condições de criar o bode, o cabrito”. A fala é de Josefa Alves, presidente da Associação de Fundo de Pasto do Salgado, em Curaçá-BA, e expressa a preocupação de comunidades tradicionais do semiárido baiano em relação à mineração. Territórios camponeses, a exemplo de fundos e fechos de pasto e quilombolas, estão cada vez mais ameaçados pela exploração mineral, indústria que cresce vertiginosamente no Brasil.

Problemas de saúde, desmatamento, rachaduras em casas, invasão cultural, militarização e esgotamento de bens naturais, como nascentes de rios, são alguns dos impactos socioambientais sofridos por quem vive próximo a mineradoras e que foram relatados durante o “Seminário de Impactados/as e Ameaçados/as pela Mineração”. O evento, organização pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) Centro-Norte, aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, em Senhor do Bonfim, e reuniu agricultores/as familiares, integrantes de comunidades tradicionais de fundos de pasto e quilombolas, lideranças sindicais, estudantes e professores/as.

 Um dos pontos mais discutidos no Seminário foi a importância da população se apropriar do direito de debater os projetos de mineração no país. “É necessário que a sociedade entenda que nós somos um país minerado e deveríamos mudar o modelo de desenvolvimento dos grandes projetos minerários”, ressalta Charles Trocate, integrante do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), que assessorou o evento. “Lutar por territórios livres de mineração, por consultas prévias que avaliem se as comunidades e/ou cidades querem ser mineradas… Enfim, um conjunto de questões que possibilitem a formação de um pensamento crítico em relação à mineração”, complementa Trocate.





Durante o Seminário, os/as participantes socializaram os principais conflitos relacionados à mineração em seus territórios e compartilharam experiências de resistências aos impactos desses projetos. Agentes da CPT Centro-Norte e representantes do MAM apresentaram mapas da mineração na Bahia, com foco nas regiões das Dioceses de Senhor do Bonfim, Juazeiro e Ruy Barbosa. A formação de uma articulação regional, assim como a mobilização nas comunidades, universidades e meios de comunicação, foram apontadas no Seminário como ações para o fortalecimento da soberania popular na mineração na região.

Texto e fotos: Comunicação CPT Juazeiro. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA