Fórum das entidades de Curaçá (BA) retoma atividades

Fórum das entidades de Curaçá (BA) retoma atividades

 Com origem em dezembro de 2015, o Fórum das entidades populares de Curaçá (BA) retomou suas atividades nesta segunda-feira (16) na casa paroquial. Realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Curaçá (Sintrafer), a reunião contou com a presença de presidente e secretários de várias comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, organizações populares e militantes do município.
O encontro se propôs a contribuir na compreensão acerca da questão dos danos e impactos ambientais a partir das empresas mineradoras no município de Curaçá, assim como a chegada dos Parques Eólicos, que já instalaram a primeira torre experimental na Serra da borracha, região de Patamuté e também na Serra da Canabrava, região de São Bento.
Além de estudos e debates internos, a idéia é fortalecer o Fórum e ampliar a participação das entidades locais, construindo estratégias de ação em defesa dos povos e comunidades, da terra e territórios e aderir à campanha em defesa da soberania mineral no município e na região. De acordo com dados da CNPM – Companhia Nacional de Pesquisa Mineral, 87% do município está mapeado e requerido pelas mineradoras. Diante disso, o objetivo do Fórum é fortalecer e unir as comunidades contra as ameaças desses empreendimentos.
Conforme relato de participantes da reunião, à medida que as mineradoras chegam se mostram preocupadas com o meio ambiente, propõe empregos e desenvolvimento para a comunidade. Porém essa é uma situação que, segundo as lideranças, não acontece, pois no momento em que se instalam, não cumprem a contento as promessas e se a comunidade quiser reincidir o contrato a multa chega a mais de R$35.000.000 (trinta e cinco milhões de reais).

Edilson Pereira de Souza, representante de comunidade quilombola, acredita que as comunidades devem participar de espaços como o Fórum, pois é onde se discute a situação do município de Curaçá e deve-se evitar a ocorrência de desastre ecológico. Já Claudemir Costa Pereira afirma que em sua comunidade, por conta da mineração, a criação de caprinos e ovinos não é mais viável, por conta das constantes explosões e buracos deixados na comunidade. Presente também na reunião, a cacique Djanira reforçou a necessidade de articulação entre as comunidades no sentido de defender o meio ambiente e com uma atenção maior para o Rio São Francisco.
O Fórum das entidades populares de Curaçá é um mecanismo de socialização, reflexão, estudo e construção de estratégias para enfrentamento das ameaças aos povos e comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, terra e território do município de Curaçá. O fórum nasceu das discussões e preocupações das entidades como a Paróquia, Irpaa, Sintrafer, CPT, Mata Branca, Articulação de Fundo de Pasto e lideranças das comunidades.
Texto e fotos: Diego Fonseca – Colaborador do Eixo Terra
Edição: Comunicação Irpaa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA