Jovens participam de Formação de Comunicação em Casa Nova

Revistas, jornais, cola, papel e tesoura. Os materiais são simples e parece até que vão ser utilizados em uma brincadeira, mas, eles também podem ser usados para construção de uma revista: a fanzine. Fácil de fazer e de baixo custo, esse tipo de publicação possibilita a transmissão de uma mensagem de forma bastante criativa.

Jovens de comunidades tradicionais de fundos de pasto dos municípios de Casa Nova e Remanso confeccionaram, no último fim de semana, algumas fanzines. As revistas abordaram diversas temáticas, como a diversidade cultural, a luta dos trabalhadores/as do campo e a situação política do país. 

A atividade de produção de fanzines fez parte de uma Formação de Comunicação realizada pela Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, em Casa Nova. 



Durante a Formação, os/as participantes também refletiram sobre o direito à comunicação e a importância da comunicação popular e alternativa à grande mídia. "Eu gostei muito e o que me chamou a atenção foi que eu fiz atividades novas que eu nunca tinha feito", disse a estudante Taiana de Carvalho da comunidade Lagoa dos Cavalos em Remanso. 

Além da confecção de fanzines, os/as jovens também fizeram uma atividade prática de produção de notícias na Feira Livre da cidade. "Eles experimentaram várias etapas do jornalismo, como a produção da pauta, apuração dos fatos e redação de texto", comentou Esther Santana, estudante de Jornalismo em Multimeios da UNEB/Juazeiro, que foi uma das facilitadoras da Formação.

Para a estudante Paula Oliveira, da comunidade do Riacho Grande em Casa Nova, se aprofundar sobre a temática da comunicação e do jornalismo foi interessante e proporcionou novas descobertas. "A gente aprendeu a se comunicar melhor, também conhecemos bastante da feira, coisas que mesmo sendo da cidade não conhecíamos, foi muito bom", afirmou. 

Texto e fotos: Comunicação CPT Juazeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA