Agentes da CPT da região Nordeste iniciam curso de formação em Educação e Diversidade Camponesa




Cerca de 30 agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que atuam nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, iniciaram hoje (10) a primeira etapa do Curso Nacional de Formação em Educação e Diversidade Camponesa do Polo Nordeste. O curso é realizado pela CPT em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontece no Espaço Plural da Univasf, localizado em Juazeiro.

Com carga horária de 324 horas e grade curricular composta por 11 disciplinas, o curso conta com professores/as da Univasf, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de organizações populares como a CPT e a Associação de Advogados/as dos Trabalhadores/as Rurais da Bahia (AATR).


A agente pastoral da CPT Nordeste 2 e integrante da Comissão Nacional de Formação da entidade, Vanúbia Martins, destaca que a formação dos/as agentes é um processo contínuo. “É um curso que tem conteúdos que são próprios da CPT, tem a história da formação do campesinato no Brasil, mas também a metodologia do ser CPT, para que possamos ter mais formadores nas bases, nas equipes, no país inteiro”, ressalta.

A primeira disciplina do curso é História das Lutas Camponesas, ministrada pela professora de direito agrário da UFBA e assessora da CPT, Tatiana Gomes, e o integrante da AATR Maurício Correia. Para Gomes, esta é uma iniciativa muito relevante pois articula organizações populares e o saber acadêmico. “Possibilita que o espaço da universidade seja arejado por outros sujeitos e atores que tradicionalmente não estão nestes espaços”, comenta a professora.

Texto e fotos: Comunicação CPT Juazeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA