“Esse sistema não vale” é o tema do 25º Grito dos/as Excluídos/as




Paróquias, grupos e pastorais sociais da Diocese de Juazeiro irão realizar, no próximo dia 7 de setembro, o 25º Grito dos/as Excluídos/as. Este ano, a manifestação popular, que acontece em várias cidades do país, tem como temática “Esse sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade”. A concentração do Grito dos/as Excluídos/as será às 9h30, na Orla, em frente ao Rei do Caldo.

Diferente dos anos anteriores, nos quais o Grito saía junto com o Desfile da Independência, este ano, a manifestação será no final, após as apresentações. Organizado pela Igreja Católica, o Grito dos dos/as Excluídos/as tem como objetivo denunciar as situações de exclusão social e anunciar a esperança de um mundo melhor.

“É um processo de cidadania, que nos provoca a reflexão sobre o significado da independência de um país. Até que pontos somos independentes se temos várias situações de exclusão? É um momento que queremos colocar para a sociedade o que nós entendemos como independência, que parte dos princípios da justiça, da igualdade e da liberdade” comenta Elio Batista, integrante da organização do Grito em Juazeiro.

O tema do Grito faz referências à Campanha da Fraternidade, que aborda as políticas públicas, e ao crime da mineradora Vale em Brumadinho (MG), responsável pela morte e desaparecimento de quase 300 pessoas e contaminação do rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

“Nós convidamos a toda população de Juazeiro para se unir a nós, Igreja, grupos, pastorais, movimentos sociais e todos aqueles que lutam por justiça, direitos e liberdade. Nosso objetivo não é desfilar, é gritar, é falar para a sociedade o que nós queremos, o que não concordamos e o que precisamos melhorar”, destaca Elio.

Quem for participar do Grito pode levar faixas e cartazes sobre a temática e, se possível, ir vestido de cor branca.

25º Grito dos/as Excluídos/as
Data: 7 de setembro de 2019
Horário: 9h30
Local: Em frente ao Rei do Caldo, Orla de Juazeiro

Texto: Comunicação CPT Juazeiro
Foto: Divulgação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA