Mineradora não para durante pandemia e Angico dos Dias sofre com novas explosões e risco de contaminação

Mineração na comunidade Angico dos Dias (arquivo)/ Foto:Thomas Bauer


Com a pandemia do novo coronavírus, a população, da cidade e do campo, tem mudado de hábitos e adotado as recomendações de isolamento social dos órgãos de Saúde. Na Bahia, as medidas que visam conter a propagação do vírus já estão vigentes há mais de um mês. No entanto, para quem vive em territórios com a presença da mineração, se proteger da Covid-19 tem sido ainda mais difícil.

A comunidade tradicional de fundo de pasto Angico dos Dias, localizada no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), tem convivido com o medo diário de contaminação. A mineradora de fosfato Galvani, instalada na comunidade, não parou suas atividades. Caminhões e trabalhadores da empresa que vêm de outros municípios continuam circulando no território. Além desse fluxo de pessoas, a comunidade foi surpreendida na tarde da última sexta-feira (24) com novas explosões da mineradora, aumentando a insegurança em um momento já difícil provocado pela pandemia.

Local das novas explosões realizadas na última sexta-feira (24)

“Tremeu tudo! Em plena pandemia, as pessoas em suas casas, preocupadas com a alimentação e a saúde, e a gente convivendo com esse absurdo. A preocupação da mineração é com a produção e lucro financeiro, não está nem aí pra vida de ninguém”, comenta o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu Edinei Soares. De acordo com a Associação, a população só foi avisada apenas duas horas antes das explosões.

Até o último sábado (25), o município de Campo Alegre de Lourdes já contava com dois casos confirmados do novo coronavírus, segundo informações da Prefeitura Municipal. Em todo o Brasil, entidades, organizações e movimentos sociais têm apontado a preocupação com a vida dos/as trabalhadores/as e da população em geral nos locais impactados pelo setor minerário (atividade extremamente insalubre), que não paralisou suas atividades. No território do Sertão do São Francisco, o município de Curaçá (BA) já tem oito casos da Covid-19 confirmados, entre eles, um trabalhador da Mina Vermelhos/Mineração Caraíba e seu pai.

Em nota divulgada no final de março, a Comissão Episcopal Pastoral Especial sobre  Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos  Bispos do Brasil (CNBB) reivindicou a paralisação das  atividades de mineração enquanto o País estiver ameaçado pela pandemia. Na publicação, a CEEM também repudiou ações do Governo Federal, como a Portaria do Ministério das Minas e Energia que  autoriza o setor mineral de manter suas atividades.

Texto: Comunicação CPT Juazeiro
Fotos: Thomas Bauer e Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA