EM SOBRADINHO, COMUNIDADES SOFREM COM A FALTA D'ÁGUA AO LADO DO MAIOR LAGO DA AMÉRICA LATINA

Apesar de diversas tecnologias de Convivência com o Semiárido que já vem sendo difundidas no município de Sobradinho (BA), neste período de estiagem tem sido visível a necessidade de ampliar a implantação destas, bem como investir em ações estruturantes que garantam água para a produção agropecuária e para consumo humano nas comunidades rurais.

Durante Sessão Especial realizada na Câmara de Vereadores no último dia 26 com o objetivo de discutir os efeitos desta estiagem do município e apontar ações emergenciais e em longo prazo, caprinovinocultores membros de associações Fundo de Pasto lamentaram a situação, ao tempo em que manifestaram uma grande contradição existente no município. “Não justifica Sobradinho ter o segundo maior lago do mundo e a gente não ter água, isso não justifica não”, desabafou José Neto, da comunidade de São João. Concordando, o presidente da Câmara, Gabriel Gomes Farias, registrou que os governos vem investindo na Transposição do Rio São Francisco, enquanto comunidades a 2 Km do lago sobrevivem com carros pipa.

Morador da área urbana, Luiz Alves, acredita que a forma de resolver os governos sabem, mas falta vontade política, compromisso com o povo, por isso os problemas se repetem há centenas de anos. A voz das famílias que vivem no campo seguem no mesmo tom e reivindicam ações eficientes por parte inclusive do poder público municipal, a exemplo de poços, adutoras e água tratada para consumo humano.

Em Sobradinho, muitas famílias que hoje moram na área das Caatingas viviam à beira do Rio São Francisco e com a construção da Barragem na década de 1970 foram relocadas. Hoje, mais de quarenta anos depois, estas comunidades ainda conviverem com problemas relacionados ao acesso à água, à energia e muitas vezes à terra.


A Sessão Especial foi convocada pelo vereador Adilson Ribeiro e contou com a participação de entidades como Irpaa, Sajuc, Associações rurais e EBDA. Na opinião de alguns participantes é preciso ampliar estes espaços e aproveitá-los para aprovar leis e outros recursos que venham a favorecer a população.

Fonte: www.irpaa.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA