MPA SUBSTITUE PLANTAÇÕES TRANSGÊNICAS POR SEMENTES CRIOULAS EM OCUPAÇÃO À UNIDADE DE PESQUISA DA MONSANTO










Na manhã desta terça-feira (15), cerca de cinco mil camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores(MPA)ocuparam a unidade de pesquisa da empresa Monsanto e substituíram um campo experimental de milho transgênico plantando sementes crioulas, no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18).


De acordo com Maria Kazé, da coordenação nacional do MPA, vários motivos justificam a substituição das sementes plantadas pela Monsanto. "Os donos das sementes do mundo são os camponeses e camponesas, que participaram do processo de transformação da biodiversidade existente. Não aceitamos que nenhuma empresa transnacional se aproprie do nosso patrimônio genético", ressaltou Kazé.

Camponês e poeta, Zé Santana participa da ocupação por compreender que as sementes crioulas são patrimônios da humanidade a serviço dos povos.“É importante que os movimentos sociais levantem a voz contra os grandes grupos que estão aí, matando o nosso povo, com veneno e modificando geneticamente nossas sementes”, declarou. No último sábado (12), mais de 50 países participaram da Marcha Mundial contra a Monsanto. Milhões de manifestantes saíram às ruas de centenas de cidades em todo o mundo para protestar contra as práticas da multinacional, detentora do monopólio do mercado de alimentos e responsável por sufocar estudos que apontam malefícios à saúde advindos do cultivo de transgênicos.

Na noite desta terça-feira, cerca de cinco mil camponeses se instalaram no clube de Campo da Assemco (Associação dos Empregados da Codevasf) para a audiência popular do semiárido que acontecerá nesta quarta-feira (16) na sede da empresa em Juazeiro. Para Kazé a jornada nacional de lutas por soberania alimentar vem para exigir um basta a essas ações que privilegiam poucas empresas ao passo que milhões de famílias no campo e na cidade são privadas de necessidades básicas, como terra, água, alimento e moradia.

Fonte: MPA e Geraldo José 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA