MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE DA CPT-BA AO POVO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA E DE REPÚDIO À POLÍTICA ANTI-INDÍGENA DO GOVERNO BRASILERO

A Comissão Pastoral da Terra – Bahia (CPT/BA), reunida em seu Conselho Regional, com a participação de 44 pessoas, entre membros da CPT e representantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais das várias regiões do Estado da Bahia, entre 02 e 06 de dezembro de 2013, na Vila Paraíso do Atlântico, no município de Ilhéus, tomou conhecimento da situação de perseguição e violência sofrida pelo povo Tupinambá de Olivença. Manifestamos aqui nossa irrestrita solidariedade à resistência e luta deste bravo e aguerrido Povo, ao mesmo tempo em que repudiamos a postura irresponsável e criminosa do governo brasileiro que, tantos séculos depois, continua a promover o extermínio de Povos Indígenas.


De joelhos, submisso ao agronegócio, confirma o governo da Presidente Dilma Rousseff sua opção anti-indígena. Foi o que menos demarcou terras indígenas e o que mais avançou, em conluio com setores majoritários do Congresso Nacional, na restrição ou supressão de direitos indígenas, por meio de decretos e portarias inconstitucionais novos ou retomados: Portarias 419/2011 e 303/2012, Decreto 7957/2013, PECs 215/2000, 237/2013 e 038/1999, PL 1610/1996 e PLP 227/2012.

Todos esses instrumentos institucionais buscam inviabilizar e impedir o reconhecimento e a demarcação das terras indígenas, reabrir e rever procedimentos de demarcação de terras indígenas já finalizados e facilitar a invasão, exploração e mercantilização dos territórios indígenas e suas riquezas. Aliado a isto, dissemina o racismo contra os Povos Indígenas, criminaliza suas lideranças e tentar dividir suas organizações e movimentos. Configura-se uma inédita e inesperada afronta ao Estado Democrático de Direito.

Esta postura do governo e a demora na publicação da Portaria declaratória têm gerado um clima de tensão e violência no sul da Bahia vitimando em especial os Tupinambá e os pequenos agricultores.

Após a conclusão dos estudos que comprovaram a ocupação tradicional do território pelos indígenas, cabe agora ao ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, assinar a Portaria Declaratória. O documento está nas mãos do ministro há quase dois anos, apesar de a legislação determinar o prazo de 30 dias após o recebimento do processo para que o ministro dê os encaminhamentos pertinentes. Com esta postura o governo brasileiro viola os direitos originários do Povo Tupinambá garantidos na Constituição Federal de 1988 e assegurados pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, ratificada pelo Brasil em 2002.

Políticos e fazendeiros da região com o apoio da mídia local vêm cometendo crimes contra a comunidade, divulgando dados inverídicos sobre o processo de regularização da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, incitando a violência e o preconceito.

A demora na assinatura da Portaria emperra que outros encaminhamentos relativos à regularização do território avancem. E enseja manipulações odiosas, como a que estão submetidos pequenos agricultores da região utilizados como “biombos” para grandes latifundiários e o agronegócio e praticantes de ações suspeitas e mesmo crimes na área Tupinambá.


Cabe ressaltar que a legislação brasileira estabelece que os ocupantes não indígenas de boa fé devem ser reassentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em outras áreas e receber indenizações pelas benfeitorias, a serem pagas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Dessa forma, os direitos de todas as pessoas, indígenas e não indígenas, são assegurados na lei, como forma de realizar a justiça e promover a paz.
A Comissão Pastoral da Terra – CPT/BA denuncia as perseguições e violações sofridas pelo Povo Tupinambá por defender sua integridade e seu direito inalienável ao território, únicos espaços que restam para sua sobrevivência, depois de 513 anos de roubo, expulsões e etnocídio. Somos solidários com as lideranças Tupinambá e com o CIMI – Conselho Indigenista Missionário perseguidos por conta de sua atuação a serviço desta luta mais que justa. Solicitamos do Ministro da Justiça a imediata assinatura da Portaria Declaratória da Terra Indígena Tupinambá de Olivença e urgência no cumprimento das demais etapas do processo de demarcação.


Exigimos o respeito apenas aos legítimos direitos dos verdadeiros pequenos agricultores ocupantes de boa fé. Exigimos a apuração dos homicídios que vitimaram indígenas e a punição exemplar dos responsáveis e a apuração e punição dos veículos de comunicação que divulgam conteúdos racistas e incitam a população local contra os indígenas. Somente com estas ações imediatas será possível ao Povo Tupinambá finalmente conquistar sua “terra sem males” e usufruir dos direitos que lhes garantem a Constituição, o bom senso e a justiça.


Ilhéus (BA), 05 de dezembro de 2013.


Conselho Regional da CPT/BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA