COMUNIDADES DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES DIZEM NÃO À MINERAÇÃO DURANTE ROMARIA EM DEFESA DA VIDA


Entusiasmo, orações, cantos, literatura de cordel, depoimentos e cartazes denunciando as ameaças e agressões causadas ao meio ambiente, especialmente pela mineração,  marcaram a 5ª Romaria em Defesa da Vida, que aconteceu no último domingo (21), em Campo Alegres de Lourdes. A Romaria contou com a presença de representantes de comunidades rurais e de organizações populares que fizeram a tradicional caminhada de dois quilômetros em direção ao Morro do Tuiuiu, símbolo sagrado e de resistência das comunidades.


Nesta edição, a abertura foi realizada pelo agente da CPT Ruben Siqueira, que fez uma reflexão sobre o sentindo da Romaria e destacou a Encíclica do Papa Francisco que trata da Ecologia Integral. Já durante a caminhada, o integrante do Fórum de Entidades Populares Valdemar Silva destacou as diversas formas de degradação da vida, entre elas os impactos que a mineração e o desmatamento vêm causando à saúde das pessoas e ao meio ambiente em Campo Alegre de Lourdes.






Valdemar também fez o convite para um compromisso maior em defesa dessas causas, clamando: “não queremos mineração, pois para nós basta a saúde e a paz; não à poluição, não queremos perguntar um dia cadê o nosso morro, a mineração comeu. Os campo-alegrenses dizem não à destruição...”. 


Os romeiros e romeiras chegaram com muita alegria ao Morro do Tuiuiu e participaram da missa presidida pelo Pe. Bernardo Hanke, que reforçou o compromisso em defesa das águas e dos territórios e agradeceu a todos que contribuíram para realização da Romaria.


A Romaria em Defesa da Vida é organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o Fórum das Entidades Populares.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA