JOVENS DISCUTEM CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES




Cerca de 30 jovens da sede e do interior de Campo Alegre de Lourdes participaram da quinta etapa da Escola de Formação da Juventude Rural entre os dias 19 e 20 de janeiro. A atividade aconteceu na casa paroquial. 

Na pauta da oficina estiveram discussões acerca de cidadania, políticas públicas e organização comunitária. Durante o decorrer da atividade, os/as jovens observaram, por exemplo, como se constrói o orçamento público brasileiro, além de conhecer experiências bem sucedidas de trabalhos comunitários. 

No encontro, os/as participantes também apresentaram problemas que as juventudes de Campo Alegre de Lourdes enfrentam. Entre as problemáticas mais evidentes está a escassez de políticas públicas para a geração de trabalho e renda para o segmento juvenil.   

"O maior problema de Campo Alegre é o êxodo. É a falta de oportunidades que os jovens têm de permanecer aqui no município", disse o jovem Rodrigo Lisboa. 

Sobre a saída de jovens para outras regiões e estados,  o agente da Campanha Nacional de Combate e Prevenção ao Trabalho Escravo Maicon Santos alertou o grupo acerca das falsas promessas de emprego. O agente pastoral  apresentou ainda um vídeo sobre  relatos de trabalhadores vítimas da escravidão contemporânea. 

A oficina terminou com uma proposta de articulação entre os grupos juvenis campo-alegrenses para reivindicar ao poder público local a promoção de cursos técnicos em diferentes áreas, como a produção agropecuária. 

A próxima etapa da Escola de Formação da Juventude Rural de Campo Alegre de Lourdes deve acontecer em março. A série de oficinas é uma realização da Comissão Pastoral da Terra e  Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA