JOVENS DISCUTEM CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES




Cerca de 30 jovens da sede e do interior de Campo Alegre de Lourdes participaram da quinta etapa da Escola de Formação da Juventude Rural entre os dias 19 e 20 de janeiro. A atividade aconteceu na casa paroquial. 

Na pauta da oficina estiveram discussões acerca de cidadania, políticas públicas e organização comunitária. Durante o decorrer da atividade, os/as jovens observaram, por exemplo, como se constrói o orçamento público brasileiro, além de conhecer experiências bem sucedidas de trabalhos comunitários. 

No encontro, os/as participantes também apresentaram problemas que as juventudes de Campo Alegre de Lourdes enfrentam. Entre as problemáticas mais evidentes está a escassez de políticas públicas para a geração de trabalho e renda para o segmento juvenil.   

"O maior problema de Campo Alegre é o êxodo. É a falta de oportunidades que os jovens têm de permanecer aqui no município", disse o jovem Rodrigo Lisboa. 

Sobre a saída de jovens para outras regiões e estados,  o agente da Campanha Nacional de Combate e Prevenção ao Trabalho Escravo Maicon Santos alertou o grupo acerca das falsas promessas de emprego. O agente pastoral  apresentou ainda um vídeo sobre  relatos de trabalhadores vítimas da escravidão contemporânea. 

A oficina terminou com uma proposta de articulação entre os grupos juvenis campo-alegrenses para reivindicar ao poder público local a promoção de cursos técnicos em diferentes áreas, como a produção agropecuária. 

A próxima etapa da Escola de Formação da Juventude Rural de Campo Alegre de Lourdes deve acontecer em março. A série de oficinas é uma realização da Comissão Pastoral da Terra e  Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vamos ficar com a morte e a doença”: Em Sento Sé (BA), comunidades ribeirinhas temem empreendimento de mineração

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias