MEMÓRIA DOS 90 ANOS DE NASCIMENTO DE D. JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA C.SS.R

Dom José Rodrigues foi o criador da Comissão Pastoral da Terra, entre outras pastorais que integram a Diocese de Juazeiro.




Nascido em 25 de março 1926, em Paraíba do Sul – RJ e falecido em 09 de setembro 2012, em Goiânia – GO, D. José Rodrigues foi bispo de Juazeiro, BA de 1975 a 2003.


Seu episcopado foi marcado pela sua coragem profética em defesa dos pobres e excluídos. Nós amigos de D. José Rodrigues queremos fazer a memória dos 90 anos do seu nascimento completados em 25 de março de 2016. Em virtude da data ter sido sexta – feira santa, queremos fazer essa lembrança no 2º domingo da Páscoa: Festa da Divina Misericórdia, até porque este ano o Papa Francisco declarou 2016 como ANO DA MISERICÓRDIA.


Outrosim, D. José Rodrigues gostava dessa data e aproveitava – a para animar as comunidades no seguimento de Jesus, a exemplo da sua homilia no 2º domingo da Páscoa de 2005, que por coincidência em 2016 é a mesma data: 03 de abril.

Observemos com atenção o que diz D. José Rodrigues:

“2º Domingo da Páscoa: Comunidades Cristãs.


- As leituras deste 2º domingo da Páscoa são muito ricas em doutrina!

No Evangelho: Jo 20,19-31 Jesus aparece aos Apóstolos, ao anoitecer do domingo da Páscoa, primeiro dia da semana, quando os Apóstolos estavam reunidos e confere-lhes o poder de perdoar os pecados. E Tomé estava ausente!  E nós também, temos que lamentar a ausência de muitos Tomés em nossas celebrações!

- A primeira leitura – Atos 2,42-46 é o texto clássico das comunidades cristãs que hoje chamamos CEB’s: Comunidades Eclesiais de Base.


Os Atos dos Apóstolos falam das 4 coisas que a primeira Comunidade de Cristã de Jerusalém fazia e que devemos fazer hoje: Ela era perseverante em 4 coisas:

1. OUVIR OS ENSINAMENTOS DOS APÓSTOLOS: O EVANGELHO

- São 4 os Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João: são as 4 biografias de Cristo: o que fez e falou  para nossa salvação.


- precisamos ler, pessoalmente, o Evangelho, ler em família, ler em comunidade, na missa, nos encontros do domingo quando não há a presença do Padre!

2. NAS ORAÇÕES COMUNS:


a) Primeiro: Oração Pessoal: boa e necessária: de manhã, durante o dia, à noite, antes de dormir.

b) Oração em família: na agitação da vida moderna ainda é possível a oração em família?

c) Mas a oração em família é indispensável! Por excelência a Santa Missa: Sacrifício e Sacramento!

3. NA FRAÇÃO DO PÃO: EUCARISTIA:

a) Sacrifício: Morte e ressurreição de Cristo (Missa): adorar, agradecer, satisfazer e impetrar. Na Eucaristia, como sacrifício, reza conosco: Jesus Cristo, a igreja: da Terra, do Céu e nós rezamos pela igreja que se purifica.

b) Sacramento: Hóstia consagrada - daí Fração do Pão: recebemos Jesus Cristo com seu Corpo, Sangue, Alma e Divinidade.

-Entramos em Comunhão (Comum União) com Jesus Cristo e com os irmãos (ãs).

4. COMUNHÃO (Comum União) FRATERNA: Na primeira Comunidade Cristã de Jerusalém, “todos viviam unidos e colocavam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um” (At 2,44) Assim “não havia necessitados entre eles” At 4,34

Aqui está o fundamento da prática do Dizimo, nas suas 3 dimensões: religiosa, social e missionária.

- Na comunidade, uni-se: Fé e Vida, Fé e Política, Fé e Educação, Fé e Saúde, Fé e Cultura (Fé e Inculturada), Fé e Ecumenismo. A primeira Comunidade Cristã era minoritária, tinha que conviver com judeus e pagãos.

TRÊS RESULTADOS DA VIDA EM COMUNIDADE:

1-Os Atos dos Apóstolos terminam dizendo: “Os primeiros Cristãos gozavam da simpatia de todo o povo” At 2,47.


- Se nossas comunidades realizarem essas 4 coisas tornar-se-ão simpáticas a todo povo e as pessoas pedirão para entrar na comunidade!

- Mas ao contrário também será verdade: se não realizarem estas 4 coisas, surgiram: brigas, inveja, disputa de poder, exploração... E o pessoal vai debandar para outras igrejas.


2- Cada dia, o Senhor lhes ajuntava outros a caminho da salvação.

- Dos primeiros cristãos diziam os pagãos: “vejam como eles se amam!” os primeiros cristãos convertiam os outros mais pelo testemunho do que pelas pregações!


3- A caminho da Salvação: Lucas autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos gosta das palavras: CAMINHO E CAMINHADA, emprega-as setenta e cinco vezes no seu Evangelho e nos Atos dos Apóstolos.


Para Lucas esse caminho se faz na caminhada. Por isso nossas comunidades não são grupos estáticos, parados, mas devem caminhar! O pessoal que participa de nossas CEB’s se autodenomina: POVO DA CAMINHADA. O lugar privilegiado do cristão é na comunidade. Assim, à luz da Palavra de Deus, luta para encontrar saída para os seus problemas e alcançar a tão sonhada libertação.”


Núcleo de Leitura Dom José Rodrigues de Alfavaca

Núcleo de Leitura Dom José Rodrigues de Patamuté


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA