PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA É TEMA DE OFICINAS COM JOVENS EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES









Cerca de 40 jovens participaram da 6ª Etapa da Escola de Formação da Juventude Rural em Campo Alegre de Lourdes nos dias 12 e 13 de março de 2016. 

O tema desta oficina foi a produção agroecológica. Neste tipo de agricultura, não se usa  venenos, há o respeito pelo equilíbrio entre solo e as culturas alimentares e a comercialização acontece de forma justa, sem atravessadores.  A conversa sobre o tema foi enriquecida com exibição de vídeos, uma visita à feira livre local, além da troca de informações entre os/as jovens camponeses/as e o monitor da atividade, o estudante de Engenharia Agronômica Adão Gaspar.  No fim do encontro, o Pe Bernado Henke celebrou uma missa com os/as jovens.  

Segundo Rute Oliveira, uma das participantes, a oficina “promoveu o conhecimento a partir da história da Agricultura no Brasil e no mundo, as diversas formas de produção e  experiências viáveis que já estão sendo realizadas  e que favorecem a permanência das pessoas de forma digna nas comunidades do semiárido”.

A jovem Andreia Alexandre, da comunidade do Carrapichel, avaliou que “a Escola de Formação trouxe vários ensinamentos em relação à produção e de como os jovens podem se inserir nas comunidades adotando melhores maneiras de trabalhar sem prejudicar o meio ambiente”. 

Para Talita Vieira, “a utilização dessas práticas garante o bem-estar e podem ajudar na preservação do meio ambiente.
”.
A ideia agora é continuar os trabalhos. Para tanto, Adão Gaspar deve visitar algumas comunidades para construir com os/as jovens algumas experiências agroecológicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vamos ficar com a morte e a doença”: Em Sento Sé (BA), comunidades ribeirinhas temem empreendimento de mineração

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias