CARTA DA 39º ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS



Da 39ª Romaria da Terra e das Águas ao Bom Jesus da Lapa, realizada nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2016, dirigimo-nos às comunidades, organizações e movimentos, às nossas Igrejas e a toda a sociedade. Cerca de 4.000 pessoas, vindas de todos os cantos da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal, estivemos na igreja da Lapa, “feita de pedra e luz”, para rezar, trocar experiências, saberes e propostas e comprometer-nos com “Cuidar da Casa Comum”, uma “Conversão Ecológica” necessária e urgente. Convencemo-nos de que esta é a tarefa de nossas vidas,  inadiável,  em vista do devastação socioambiental crescente. Um ruidoso clamor sobe da Terra e da Água e de todas as formas de vida ameaçadas e atinge e apela a todos, em especial a nós seguidoras e seguidores do Bom Jesus, com ele construtoras e construtores do Reino de Misericórdia, Justiça e Paz.



Entregues ao jogo inescrupuloso da política, nossa vida e destino comuns estão à mercê da corrupção em todos os níveis e setores da vida pública, como escancaram os seguidos escândalos que envolvem agentes públicos e privados e levam perigosamente a descrer da democracia. A repercussão desta crise generalizada se faz sentir no cotidiano das classes trabalhadores e da população mais pobre, os que sempre “pagam o pato” e o pacto das elites.  Estarrecida e praticamente paralisada a sociedade brasileira está a precisar de um “choque de realidade” e de esperança para tomar o seu presente e futuro nas próprias mãos. Hora da gente de fé consciente e destemida, criativa e arrojada, como o Bom Jesus. Foi isto o que consolidaram os debates e celebrações da nossa romaria.
Na certeza da fé, à luz da Palavra de Deus, com o testemunho dos nossos Mártires e Inspiradores e Inspiradoras, vivenciando a alegria da fraternidade em todos os momentos, encaramos este quadro desafiador. Nos cinco plenarinhos, vimos, trocamos experiências, assumimos e comunicamos:
Terra e Território – Está acontecendo no País uma ofensiva sobre os bens da natureza e os territórios camponeses, dos povos e comunidades tradicionais, conduzida pelas empresas do agro-hidronegócio, da mineração e da energia, com apoio direto do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e da mídia empresarial. O resultado é a retirada de direitos sociais, uma crise ambiental sem precedentes e uma crise política representada em parte pelo Golpe de Estado em curso, que aponta para uma profunda reforma política. Diante deste quadro, é necessário retomar as lutas e resistências através do trabalho de base, da produção de alimentos saudáveis, da formação e conscientização da sociedade, para enfrentar inclusive os processos de criminalização das lutas, lideranças e movimentos sociais.
Fé e Política – Indignados e indignadas com a política partidária, queremos viver a fé no Bom Jesus e no seu/nosso Projeto de Vida, fé que é coragem diante dos desafios, sendo luz, sal e fermento, que incomodam e desacomodam. Dedicaremos apenas 5% de nós à política partidária para elegermos os melhores candidatos e dedicaremos 95% do nosso tempo na Política entendida como busca pelo comum, participando de lutas concretas por direitos sociais – terra, moradia, territórios, meio ambiente – ao lado dos injustiçados e injustiçadas.
Rio São Francisco – Com outras quatro bacias hidrográficas da Bahia representadas (Paraguaçu, Pardo, de Contas e Jiquiriçá), o eixo das discussões foi o saneamento, urgente necessidade, direito e dever do Estado, para salvar nossas águas e toda a vida. A lei 11.445/2007 define o saneamento como abastecimento de água, manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e controle de vetores de doenças (como a dengue, zika e chikungunya). O compromisso assumido vai cobrar a concretização dos Planos Municipais de Saneamento até 2017, último prazo legal.
Crianças – Com o tema “A vida do planeta depende das crianças e dos adultos”, elas identificaram as coisas boas que existem em nossa casa comum e nos fazem felizes, as que não podem mais existir porque causam doenças e tristezas e aquelas que as crianças podem fazer para salvar nossa casa comum.
Juventude – As Pastorais da Juventude – PJ e PJMP – discutiram o tema “Juventude na casa comum: o cuidado com a vida, a terra e as águas”. O compromisso firmado foi o da participação e engajamento dos jovens nos espaços políticos e sociais para transformá-los a partir de dentro, descontaminando-os da Cultura da Morte em todas as suas formas, para um Bem Viver coletivo e sustentável de fato.
Celebramos a misericórdia de Deus no rito penitencial comunitário e nas confissões. Revivemos a Via Sacra de Jesus, do Povo e da Casa Comum, caminhando da Gruta do Bom Jesus até à beira do Rio São Francisco, mais degradado do que nunca, clamando para ser revitalizado junto com todas as bacias que o alimentam. Na Missa da Ressurreição de Jesus e nossa, nos sentimos fortalecidos na fé que é coragem para as lutas necessárias e urgentes. Na Grande Plenária, sob a inspiração do mártir Padre Ezequiel Ramin, assassinado aos 32 anos em 25/07/1985, colocamos em comum as reflexões e os compromissos assumidos nos plenarinhos. Trocamos o símbolo das mudas de plantas nativas. E fomos enviados em missão para seguirmos firmes na busca incansável pela terra e pelos territórios, em defesa das águas, da vida dos nossos jovens e crianças, com disposição renovada para colocar em prática o cuidado com a Casa Comum, numa Conversão Ecológica pessoal e comunitária e de todas as estruturas privatistas e abusivas dos bens comuns do planeta.
Sob as bênçãos do Bom Jesus e de N. Sra. da Soledade sejamos todos e todas, também vocês que leem esta Carta, luz e força divina revolucionária de tudo e todos. Gratidão a quem participou e a quem organizou a 39ª Romaria e até a grande 40ª Romaria em 2017, com as graças do Bom Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA