CPT CENTRO NORTE REALIZA MUTIRÃO COM COMUNIDADES EM CONFLITO




Entre os dias 25 a 27 de julho, agentes da Comissão Pastoral da Terra das Dioceses de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Ruy Barbosa visitaram e se reuniram, no município de Casa Nova, com moradores de 37 comunidades que vivem em constante ameaças de perder seus territórios por causa de grilagens.  As terras dos camponeses são invadidas a qualquer custo, utilizando-se dos mais variados métodos de violência como: pressão psicológica, enganações, invasões, pistolagem, ações judiciais e, inclusive, a força policial para apoderar-se da terra das famílias que há centenas de anos vivem em suas comunidades.
A equipe se impressionou com o espírito de resistência e de luta das comunidades, conheceu as experiências de convivência com o semiárido, a solidariedade que existe entre as famílias e comunidades na defesa dos seus territórios. Uma espiritualidade que motiva e movimenta estas comunidades, a partilha do saber, do poder e da comida em abundância.
Os/as agentes da CPT perceberam também, no meio destas comunidades, a indignação frente às injustiças cometidas contra os pobres, principalmente, por parte de quem tem a responsabilidade de garantir a Justiça. Um dos momentos mais altos de indignação e emoção deste mutirão se deu durante a visita no fundo de pasto de Areia Grande. Desde o final dos anos 1970, o território e o modo de vida desse local estão sendo ameaçados.
Motivada pela palavra do profeta bíblico Miqueias, a comunidade denunciou as injustiças das quais são vítimas, celebrou suas lutas e anunciou a esperança de conseguirem finalmente viverem com segurança e dignidade em seu território. As famílias avaliaram suas ações e definiram estratégias para continuarem firmes na luta, na certeza de que o Deus da vida caminha com seu povo.

 


Os/as agentes da CPT, vindos de regiões diferentes, aprofundaram-se na história deste povo e avaliaram como um momento forte de animação da luta, de convivência fraterna, de troca de experiências e de conhecimento da realidade. Apesar dos desafios enfrentados pelos camponeses e camponesas, acreditam em saídas de forma coletiva. A eles prestaram e prestarão total solidariedade para o que der e vier.

Ai daqueles que tramam maldades; que mesmo repousando em suas camas planejam crueldades. E, logo que o dia amanhece eles executam seus planos malignos...”                       (Miqueias 2,1)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA