BISPO DE JUAZEIRO ANUNCIA APOIO A FAMÍLIAS VÍTIMAS DE GRILAGEM DE TERRAS


Dom Beto durante seminário dos 40 anos da CPT
O bispo da Diocese de Juazeiro Dom Carlos Alberto Breis Pereira (o Dom Beto) anunciou, como um dos gestos concretos da Diocese, o apoio às famílias que vivem na área de fundo de pasto  Areia Grande, em Casa Nova, ameaçada de grilagem. O anúncio ocorreu durante o encerramento das comemorações do Ano Santo da Misericórdia, em uma missa celebrada no último dia 20, em Juazeiro.


Da Ordem dos Frades Menores (OFM), Dom Beto já havia reafirmado o apoio à causa camponesa na sexta-feira 18, durante o seminário que comemorou os 40 anos da Comissão Pastoral da Terra, realizado no Centro de Cultura João Gilberto também em Juazeiro. 


As famílias que vivem em Areia Grande descendem de grupos camponeses que chegaram ao local há 150 anos. Mesmo dono de seu território, o povo de Areia Grande, a  partir de 1980, começou a enfrentar uma série de tentativas de grilagem de terras, que  tem ameaçado as mais de 400 famílias que cultivam e criam bovinos, caprinos, dentre outros, em 26 mil hectares de forma coletiva.

 Em 2009, o agricultor da área José Braga foi assinado, após uma tentativa frustrada de suposta reintegração de posse em nome de Alberto Martins Pires e Carlos Nisan. A invasão das terras foi motivada por uma decisão equivocada da Justiça de Casa Nova.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias

XII Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes