CPT DE JUAZEIRO REALIZA ENCONTRO COM COMUNIDADES DE REMANSO


Representantes das comunidades rurais de Tamboril, Ponta da Serra I, Lagoa dos Cavalos, Pedra da Onça, Salinas Grande, Xique-Xique e Serrote, estiveram reunidos, na última sexta-feira (17), com agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro. O encontro, que foi realizado na cidade de Remanso (BA), também contou com a presença de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.  

Durante o encontro, os participantes discutiram a conjuntura atual da região e do país. Foram apontadas preocupações com a estiagem, pois já tem um ano que não chove na região e os trabalhadores e trabalhadoras do campo não conseguiram armazenar água e pasto; e com as reformas propostas pelo Governo de Michel Temer, principalmente a que altera as regras da Previdência Social.

Os representantes das comunidades também destacaram o fortalecimento da organização local, o enfrentamento às grilagens de terras e o acesso às tecnologias de convivência do Semiárido. Para Nilcélia Santos, da comunidade Lagoa dos Cavalos, o momento mais importante do encontro foi a discussão sobre a regularização das comunidades tradicionais de fundos e fechos de pasto. “A gente espera que as comunidades se reconheçam, que valorizem suas terras e suas profissões”, disse.

O trabalho da CPT também foi avaliado na reunião. O acesso a informações, o conhecimento de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, o apoio ao enfrentamento de conflitos e o trabalhado desenvolvido com as juventudes rurais foram apontados pelos participantes. Além disso, no encontro, foi feito um planejamento das ações para esse ano, que tem como prioridades o autorreconhecimento de comunidades de fundos de pasto, a formação e organização da juventude camponesa e a cobrança de políticas públicas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias

XII Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes