Em defesa da vida, contra a mineração

8ª Romaria em Defesa da Vida/Foto: Tiago Rocha


Por Ruben Siqueira*

VIII Romaria em Defesa da Vida contra a mineração, em Campo Alegre de Lourdes, alto sertão baiano, fronteira com o Piauí, manhã de 20 de maio de 2018. Cerca de 800 pessoas desafiam o calor escaldante do fim das chuvas e caminham sob um rio de sombrinhas coloridas. São três km de poeira, da comunidade de Barreiro até o sopé do morro Tuiuiu, numa clareira em meio à caatinga na beira da estrada. O morro, ponto mais alto do município de cerca de 2.800 km2 e 30 mil habitantes, figura até no brasão da cidade. É rico em minérios – ferro, ouro, titânio e vanádio -, como são 82% do município.

A mineração de fosfato no maior povoado, Angico dos Dias, habitado por mais de mil pessoas, degradou violentamente a vida do lugar e assusta a população de toda a região. Outros empreendimentos estão chegando e trazem muita preocupação. A romaria, promovida pela Paróquia, Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Eclesiais de Base e outras organizações da Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e entidades de apoio técnico-agrícola, quer ser um alerta e um apelo à resistência popular. Com paradas e depoimentos, em meio a cânticos e orações, a peregrinação focou o mesmo tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Superação da Violência: direito e dever de cada pessoa”.

Uma das falas contextualizou o crescimento da violência, suas raízes na expansão ilimitada do capital especulativo, que busca lastro e valorização em bens reais como a terra, a água, os minérios, e não respeita de fato nem leis nem direitos humanos, nem a democracia representativa nem o funcionamento da República. Todos os golpes políticos e sociais em curso no país são seu modo de operar. Outro depoimento apontou os índices alarmantes da criminalidade e da violência no campo e na cidade. Impactantes foram as falas de moradores do Angico dos Dias, que vieram em um ônibus, dar testemunho de sua dor e de sua disposição de lutar contra a violência da poluição e contaminação da mineradora Galvani/Yara e da grilagem de suas terras.


Ponto alto

O ponto alto da romaria é a celebração da missa, com bastante participação das pessoas alojadas nas poucas frestas de sombra das árvores. Como era Festa de Pentecostes, as falas e orações atualizaram o sentido da vinda do Espírito Santo, a continuidade da presença de Jesus na comunidade dos seus seguidores. Identificado como “sopro de vida” e “comunicador de dons”, o Espírito Santo anima a comunidade a se manter unida e na luta pelos seus direitos fundamentais contra as ameaças de morte, desigualdades e injustiças que emperram e atrasam a construção do Reinado de Deus. A mineração é apresentada como das maiores destas ameaças.

8ª Romaria em Defesa da Vida/Foto: Tiago Rocha

Após a missa, poetas de cordel locais versejam, compositores cantam suas canções bem feitas, jovens apresentam uma dramatização sobre a situação política do país centrada na prisão de Lula, outros reproduzem um programa de rádio e um jogral sobre o tema. As faixas e cartazes são lidas, junto ao anúncio das Comunidades e de seus padroeiros presentes. Um cartaz, da comunidade de Cacimba Velha, que vive sob a ameaça crescente de mineração de níquel, dizia, como uma síntese dos objetivos da romaria: Nossa terra está sendo ameaçada pelos grileiros e mineradoras. Terra dos nossos antepassados, terra tradicional. Se destruírem a terra, destruirão também a vida das pessoas e de toda a Criação. Por isso vamos defender a vida, cuidando de tudo o que Deus criou e entregou em nossas mãos. É missão de todos nós valorizar a vida, dar valor ao nosso planeta e constante atenção para os cuidados de que ele precisa. Faça sua parte! Seja consciente! Cuide do seu espaço e assim do Planeta! N. Sra. Aparecida, rogai por nós. Encerrando o evento, em clima de satisfação e alegria, mochilas são abertas para a partilha dos quitutes trazidos de casa.

Soberania popular na mineração

Cerca de 1.400 km dali, em Paraopeba, Pará, estava se encerrando o I Congresso do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), com o tema "Por um país soberano e sério, contra o saque dos nossos minérios". Participavam cerca de 1.500 pessoas, vindas de 70 cidades de 15 estados brasileiros em conflitos com a mineração. Também presentes estavam delegações de vários países da América e África que enfrentam o mesmo problema. No dia seguinte, os participantes fariam outra peregrinação, em marcha de protesto até portaria da VALE, a segunda maior mineradora do mundo.

Se para bem viver precisamos de exploração de minérios, não será sob a voracidade insaciável de transformá-los em capital, à custa de danos irreparáveis às pessoas e à natureza, violências, injustiças e morte. É o que a voz e a força do povo organizado afirmam em Campo Alegre de Lourdes e Paraopeba. Os sensatos o ouvirão!



*Agente da CPT na Bahia e membro da Coordenação Nacional.

Comentários

  1. Belo texto, forte clamor profético contra esse escárnio que é a ação devastadora das mineradoras na região e no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA