Articulação Estadual de Fundos e Fechos de Pasto lança nota pública “Não precisamos de uma data para definir quem somos”



Nós, Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto vimos, por meio desta nota, expressar nossa preocupação e repudiar o prazo de 31 de dezembro de 2018 imposto pelo Estado da Bahia para que nossas comunidades se autoidentifiquem e protocolem na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) os requerimentos de emissão da certificação e de abertura do processo de Regularização Fundiária. O prazo é evidentemente uma afronta à Constituição Federal.

A vida nas Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto está ameaçada. Somos nós, com nossos conhecimentos ancestrais, que produzimos os alimentos saudáveis que chegam na mesa das/dos brasileiras/os e, ao mesmo tempo, garantimos a preservação de centenas de milhares de hectares dos biomas Caatinga e Cerrado, fortemente ameaçados pelo avanço desenfreado do desmatamento. Temos resistido aos ataques do latifúndio e as mazelas trazidas pelo agronegócio, bem como aos projetos ditos de “desenvolvimento” (mineradoras, parques de geração de energia solar e eólicas, hidrelétricas) e aos coronéis da indústria da seca.

Em 2013, foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia a Lei nº 12.910, a qual dispõe sobre o reconhecimento e certificação do modo de vida e a regularização fundiária das terras tradicionalmente ocupadas por comunidades de Fundos e Fechos de Pasto. No entanto, esta Lei estabelece um marco temporal, que é um prazo limite ilegal e imoral, que viola o direito das Comunidades. Não aceitamos o prazo absurdo de 31 de dezembro de 2018!

O Estado da Bahia tem desconsiderado instrumentos jurídicos e agido com descaso para com as Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, violando nossos direitos. Os artigos 215 e 216 da Constituição Federal, a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário, assim como o Decreto nº 6.040/2007 (que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais), são instrumentos que defendem os direitos de nosso povo e o Estado precisa cumprir a legislação, levando em conta a Constituição e todos os dispositivos infraconstitucionais e tratados internacionais assinados pelo Brasil.


Durante muito tempo convivemos com a omissão do Estado, que nos negou ações fundamentais (regularização fundiária, estruturas hídricas, educação contextualizada, assessoria técnica etc.) para a permanência em nossas comunidades. Agora o mesmo Estado omisso age atacando o direito básico de autorreconhecimento, a qualquer tempo. Estabelecer um marco temporal representa uma covarde violação aos direitos do nosso povo, que muito contribui para a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental da Bahia e do Brasil.

Centenas de comunidades na Bahia têm o modo de vida e as características de Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, mas não conhecem a obrigatoriedade de mostrar para o Estado que vivem deste modo. Queremos nossos territórios e nossos direitos respeitados!

A Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto segue em luta pela defesa dos territórios tradicionais das comunidades, preservando seus modos de vida e sua cultura.

Convocamos movimentos sociais, organizações e toda a sociedade para se juntar nessa luta!

“Nossa existência não termina em 2018!”
“Fundos e Fechos de Pasto, tradição e luta”

Bahia, outubro de 2018.
Articulação Estadual de Fundo e Fechos de Pasto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA