“Uma luta só”: comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto e quilombolas unidas na defesa dos territórios




“As comunidades tradicionais de fundo de pasto e as quilombolas lutam para conquistar os seus direitos, enfrentam mineradoras e outras empresas, e têm uma luta só, só muda a identidade de cada uma”, comenta Ana Paula Santos, após dois dias de troca de saberes e experiências. A jovem, da comunidade de fundo de pasto Riacho Grande, em Casa Nova (BA), foi uma das participantes do Encontro das Comunidades e Povos Tradicionais, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, em Senhor do Bonfim (BA).

Organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Encontro reuniu integrantes de comunidades de fundo e fecho de pasto e quilombolas de diversos municípios das regiões das Dioceses de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Ruy Barbosa, Barra e Irecê.

Durante dois dias, os/as participantes analisaram e debateram sobre o contexto político atual, nos âmbitos federal e estadual, e suas consequências nos conflitos territoriais que grande parte das comunidades presentes enfrentam há décadas. Para estimular a análise de conjuntura e a reflexão grupal, foram convidadas a marisqueira e quilombola Eliete Paraguassu, da comunidade Ilha de Maré de Salvador, e a professora de direito agrário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tatiana Emília Dias.

Um dos pontos destacados na análise foi a já manifestada vontade do Governo Federal de bloquear os processos de demarcação territorial das comunidades quilombolas no Brasil. Gestos concretos neste sentido foram a transferência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para a Secretaria de Assuntos Fundiários do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o irrisório orçamento dedicado aos processos de desapropriação  para todo o Brasil em 2019. A Secretaria é comandada por Nabhan Garcia, ligado à União Democrática Ruralista (UDR) e adversário declarado dos movimentos sociais do campo. Isso, na prática, têm inviabilizado qualquer tentativa das comunidades para tornar concreto seu direito de reconhecimento territorial.

“Nos encontros a gente consegue enxergar apoio que fortalece a luta e nos ajuda a pensar estratégias, porque é isso que tá faltando nos territórios para enfrentar esse modelo tão perverso a ameaçador. A gente não vai abrir mão das nossas casas, dos territórios pesqueiros, quilombolas, fundo e fecho de pasto, porque são as heranças dos nossos antepassados e a gente precisa garantir que os nossos filhos, netos e bisnetos encontrem um território saudável”, afirmou Eliete Paraguassu.



Em relação aos territórios de fundo e fecho de pasto, foi exposto que as comunidades “vivem em situação de tragédia”, devido à investida do Governo Rui Costa de acabar com os processos de autorreconhecimento. Tatiana Dias destacou que o prazo imposto pelo Estado para o cadastro destas comunidades, expirado em 2018, vulnera os direitos dos povos tradicionais. A professora chamou a atenção para o fato de que estes povos são enquadrados na Convenção 169 da OIT, o que garante a possibilidade de continuar reivindicando o autorreconhecimento e outros direitos.

As lideranças comunitárias presentes no Encontro questionaram o papel controlador do Estado no que se refere ao estabelecimento de políticas de autoidentificação e reconhecimento dos povos tradicionais. A questão identitária para os povos tradicionais funciona como um dos princípios de emancipação, diferente de como vem sendo tratada pelo Estado. Durante os debates, os/as participantes destacaram que existem comunidades de fundo e fecho de pasto que são ao mesmo tempo quilombolas, e aquelas que são pescadoras e agriculturas paralelamente.



Romário Macedo, da comunidade quilombola Jequitibá de Mundo Novo, avalia que este foi um encontro diferente porque discutiu de forma conjunta as pautas das comunidades quilombolas e de fundo e fecho de pasto. “É muito importante a gente ver as lutas das comunidades tradicionais para refletir nas nossas. Se todas as comunidades tradicionais se unirem para buscar melhorias e resolver seus problemas, aí sim a coisa vai andar”, disse.

Texto e fotos: Comunicação CPT Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA