“Hoje somos todos Angico dos Dias”: Fórum de Entidades presta solidariedade a comunidade impactada pela mineração

Reunião do Fórum de Entidades no dia 2 de outubro

Na última quarta-feira (2), cerca de 60 pessoas de comunidades rurais e organizações sociais de Campo Alegre de Lourdes (BA) participaram da reunião do Fórum de Entidades Populares do município. Durante o encontro, o assunto mais debatido foram as explosões realizadas pela mineradora Galvani, que fica localizada na comunidade de Angico dos Dias. Os/as trabalhadores/as rurais prestaram solidariedade às famílias atingidas pela mineração e reafirmaram o apoio na luta pela permanência na terra e garantia dos direitos da população. 

O padre Bernardo Hanke iniciou a reunião do Fórum destacando que mais de 80% do município é mapeado para pesquisa mineral e que, atualmente, além das mineradoras outros empreendimentos ameaçam os territórios das comunidades. “Hoje todos nós somos Angico dos Dias, solidários, vendo a dor e sofrimento, procurando junto com o povo do Angico dos Dias as soluções. Hoje foi Angico dos Dias, amanhã poderá ser outra comunidade”, afirmou o padre. 

Moradores da comunidade Angico dos Dias

Na última semana do mês de setembro, a população de Angico dos Dias viveu dias de muita preocupação com a volta da realização de explosões pela mineradora Galvani, instalada no território da comunidade e muito próxima às casas das famílias. A comunidade se manifestou contrária às explosões, mas mesmo assim elas aconteceram nos dias 24 e 25 de setembro. 

Há cerca de três anos, explosões feitas pela Galvani provocaram diversos prejuízos aos trabalhadores/as rurais. De acordo com a Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, as primeiras explosões da Galvani causaram rachaduras em várias casas e cisternas, além de espalhar o sentimento de terror na população. “A gente fez várias denúncias a respeito desses danos de três anos atrás, e a gente na luta direto, nunca pensávamos que eles iriam conseguir nova licença ambiental para fazer novas explosões antes de reparar os danos das pessoas das comunidades”, comentou o presidente da Associação Edinei Dias Soares. 

Há mais de uma década a comunidade de Angico dos Dias sofre com os impactos da mineração. Poluição do ar e da água, perda de animais e do território são alguns dos problemas enfrentados pelas famílias da comunidade tradicional de fundo de pasto. 

O bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, também manifestou solidariedade à comunidade. Em uma mensagem, divulgada na manhã de hoje (4), Dom Beto ressalta que “denunciando tal situação, colocamo-nos pois ao lado dos moradores das comunidades em situação de medo e sofrendo os efeitos dos impactos ambientais do citado empreendimento suplicamos às autoridades competentes medidas firmes e eficazes no sentido de garantir os direitos das populações locais e, assim, a justa qualidade de vida para todos.”

Texto: Comunicação CPT Juazeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA