Seminário em Remanso debate os impactos causados pela mineração na região de Juazeiro - BA




A população da região de Juazeiro sofre pelo conhecimento de que há grande interesse da mineração. Preocupados com a entrada de várias empresas de pesquisa minerária foi realizado um Seminário promovido pela CPT, Paróquia, Sindicato dos Trabalhadores rurais, SASOP e Articulação Sindical do lago de Sobradinho, no dia 12 de agosto no Centro Social da Paróquia de Remanso para discutir a ação das empresas mineradoras na região, os impactos causados pela atividade mineraria e formas de organização conjunta para defender a vida das populações atingidas.

O Seminário contou com a participação de setenta pessoas representando as comunidades rurais do município de Remanso, a Juventude rural e urbana de Casa Nova, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes bem como professores, representações do poder público e o pároco local.

Segundo relato dos participantes as empresas desconhecem os direitos dos moradores das comunidades que vivem secularmente em seus territórios, entram para pesquisar sem ao menos informar o que estão fazendo e sem consultá-los.

Na opinião dos jovens que ali representavam a maioria, é necessária uma tomada de posição de todas as camadas da sociedade para que as comunidades continuem a existir preservando a água, a terra, a natureza e as populações.

O Seminário terminou com a organização de um grupo articulador e mobilizador em função da realidade enfrentada pelas comunidades e saiu com a agenda de atividades conjunta já firmada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA