A EX- IRMÃ GLEISE E OS ÍNDIOS: NO EMBATE ENTRE INDÍGENAS E O AGRONEGÓCIO GOVERNO FEDERAL MOSTRA DE QUE LADO ESTÁ




Quero ser freira – ela disse. Já havia até escolhido a Congregação: a das Irmãs Franciscanas Bernardinas, com sede no Rio Grande do Sul. Isso foi em 1979, quando tinha 14 aninhos e vivia em Vila Lindóia, bairro de Curitiba. O pai Júlio, apavorado, brecou o ingresso da filha no convento. Não fosse isso, a Pastoral Indígena contaria hoje com a militância da irmã Gleisi, que teria acumulado experiências e conhecimentos capazes de conferir legitimidade ao discurso sobre problemas relacionados aos índios.

Mas ela renunciou à sua vocação e, agora, sepultou definitivamente os ossos daquela freira natimorta que simpatizava com a teoria da libertação, que depois, já no PCdoB, militou no movimento estudantil, que foi presidente da União Metropolitana dos Estudantes de Curitiba e que aderiu ao PT. Pariu, em seu lugar, alguém que, embora desconheça por completo os problemas indígenas, pontificou nesta semana sobre o tema como se fosse refinada especialista. O corpo é o mesmo da ex-quase-futura freira, mas outra é a alma que traiu os princípios pelo qual lutou no passado.

A alma é da ministra da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, que não resistiu às pressões dos ruralistas na sessão de quarta-feira da Comissão de Agricultura da Câmara. Durante mais de seis horas, eles atacaram a Funai e exigiram a suspensão dos processos de demarcação de terras indígenas. Ao invés de defender o governo federal, ao qual pertence, ela afinou seu discurso com os ruralistas, aderiu a eles, anunciou que vai alterar as regras de demarcação e encaminhou ao Ministério da Justiça pedido para que no Paraná – seu reduto político – nenhuma terra indígena seja identificada, delimitada ou demarcada.

Desta forma, Gleise Hoffman, atropelando o Ministério da Justiça, engrossou a campanha orquestrada recentemente em todo o território nacional pelo agronegócio, que de um lado, no Congresso Nacional, busca atentar contra os direitos constitucionais dos povos indígenas e, de outro, açula a população, atiçando e incitando a opinião pública contra os índios.

Desta ofensiva radical faz parte a tentativa de instalar uma CPI da Funai proposta pelo deputado Moreira Mendes (PSD-RO, vixe, vixe) com o objetivo de questionar os critérios usados nas demarcações. Criaram um  Movimento Contra a Demarcação da Terra Guarani de Morro dos Cavalos (SC) que fez camisetas com a inscrição “CPI da Funai Já!”. Reuniram mais de mil empresários, alguns domingos, outros afifes, que aos gritos de “Demarcação, não. Sim à produção”, interromperam com vaias discurso da presidente Dilma em Campo Grande (MS).
O objetivo é criar pânico em determinados setores da população, semeando desinformação para retirar a simpatia com a qual parte da opinião pública vê os índios, como vem ocorrendo em Santa Catarina, onde o agronegócio continua divulgando que se a reivindicação dos índios em Morro dos Cavalos for acatada, entre 5.000 a 10.000 guarani virão do Uruguai, Paraguai e Argentina “para ocupar terras do Brasil”. Eles apelam para o terrorismo midiático:

- “Quanto vale a sua propriedade? Sua liberdade? O seu sonho? A água pura que você bebe? A mata o meio ambiente que o cerca? O marisco que você cria? Você vai ficar omisso e perder tudo isso?” – diz o panfleto anônimo que circulou na região, provocando ódio e hostilidade contra as comunidades indígenas.
Digamos que isso não é nenhuma novidade, pois esses cretinos agem assim desde Pedro Álvares Cabral. O novo, aqui, é o fato de eles receberem, agora, apoio da ministra da Casa Civil e de outros setores do governo federal que, por lei, devem defender a Constituição vigente, cujo artigo 231 obriga a demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. O mais estarrecedor é que o Partido dos Trabalhadores, no poder, empreste seu nome para tal empreitada.

- Não podemos negar que há grupos que usam os nomes dos índios e são apegados a crenças irrealistas, que levam a contestar e tentar impedir obras essenciais ao desenvolvimento do país, como é o caso da hidrelétrica de Belo Monte”, denunciou a ex-quase-futura freira, Gleisi Hoffmann, sem dizer que grupos são esses e porque são irrealistas suas crenças.

De que adianta votar num programa do PT, que pretende defender os desvalidos, os deserdados, os lascados, de que adianta eleger a Dilma se quem acaba governando são os ruralistas e o agronegócio?  Por que alguém com a biografia de luta da ex-quase-freira aceita fazer esse jogo político sujo, puxando o saco de ruralistas?
- Ela age com interesse eleitoral. Interrompe a demarcação para fazer a vontade dos fazendeiros que vão financiar sua campanha, afirma documento da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, lembrando que Gleisi Hoffmann é a provável candidata ao governo do Estado do Paraná, em 2014, e que quando se candidatou ao Senado, em 2010, recebeu R$ 390 mil de empresas ligadas ao agronegócio.

Atenção, paranaenses sensíveis e solidários com aqueles cujas terras vem sendo saqueadas e expropriadas há cinco séculos! Quem financia as campanhas eleitorais são eles. Mas quem vota somos nós. Não esqueçam disso em 2014. Gulegulê.

Por Ribamar Bessa Freire

Fonte: D24AM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA