VALE É ACUSADA DE ESPIONAR MOVIMENTOS SOCIAIS




A Vale é acusada por espionagem de movimentos sociais e defensores dos direitos humanos. A empresa também está sendo investigada pelo suposto grampo telefônico de conversas com jornalistas para investigar vazamento de informações sigilosas da empresa.

A mineradora Vale está sendo acusada de realizar espionagem em entidades que organizam movimentos sociais e defensoras dos direitos humanos. A Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) e a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) foram informadas de recente abertura de investigações contra a Vale por suspeitas de atividades ilegais de inteligência e pediram que o governo brasileiro fizesse uma investigação imparcial sobre a companhia.



A investigação a que referem a FIDH e a OMCT trata-se do procedimento sigiloso que o Ministério Público Federal (MPF) abriu para investigar denúncia de um ex-funcionário que acusou a Vale de supostas atividades de espionagem, que incluem grampos telefônicos e infiltração em movimentos sociais.

O denunciante é o ex-gerente de Projetos, Gestão e Indicadores de Segurança Empresarial, André Almeida. Essa área seria a responsável por controlar e investigar as empresas e funcionários que seriam contratados pela mineradora.
Segundo a denúncia de Almeida, a Vale teria infiltrado pessoas em movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e a Rede Justiça nos Trilhos (JnT) para monitorar suas atividades.

A empresa teria, também, segundo matéria do site da organização não-governamental FIDH, monitorado conversas particulares entre a jornalista Vera Durão, que na época era encarregada de cobrir notícias sobre a mineradora para o jornal Valor Econômico, e Fernando Thompson, então diretor de comunicação da companhia. O motivo seria o monitoramento para evitar o vazamento de informações sigilosas da empresa.
De acordo com a denúncia, a Vale teria contratado dois ex-agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que atuaram na época da ditadura, para conduzir essas investigações. A Vale confirmou essa informação, mas negou atividades ilegais.


No dia 22 de abril a Vale admitiu, em comunicado oficial, que a empresa faria o monitoramento nos movimentos MST e JnT, dizendo que a medida seria para evitar a ocorrência de acidentes, mas negou as acusações de infiltração.

A empresa alegou que André Almeida teria
sido demitido de seu cargo por uso indevido do cartão corporativo da empresa.

Fonte: Notícias de Mineração 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA