SEMANA DO CERRADO: SEIS EQUIPES SAEM EM MUTIRÃO POR COMUNIDADES DO OESTE DA BAHIA E NORTE DE MINAS




Seis equipes saíram em mutirão na terça-feira, 9 de setembro, para visitar comunidades no Oeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. As equipes, compostas por lideranças de comunidades e representantes de entidades e organizações, vão observar as condições de vida das comunidades locais e relatar em encontro as dificuldades enfrentadas de sobrevivência na região.
O mutirão faz parte das atividades da Semana do Cerrado, que está acontecendo desde a segunda-feira e que tem como tema “Cerrado em pé: Do berço das Águas um clamor pela Vida!”.
De acordo com Samuel Britto, da Comissão Pastoral da Terra Centro Oeste, o objetivo é que seja feito um intercâmbio de informações entre os participantes. “As equipes foram divididas de forma que os baianos pudessem conhecer a realidade de Minas e os mineiros a realidade da Bahia. O nosso objetivo é fazer um grande intercâmbio com as informações coletadas”, explica.
Os roteiros passam por comunidade de Correntina e Santa Maria da Vitória; Jaborandi e Coribe; Côcos; Chapada Gaúcha; Manga e Jaíba; Itacarambi e Januária. Após o mutirão, será realizada uma avaliação das atividades no dia 12 de setembro, no município de Côcos.
A Semana do Cerrado será encerrada no sábado, 13 de setembro, com a Primeira Romaria do Cerrado, que foi planejada pelas lideranças das comunidades e entidades da região para celebrar todas as formas de vida e de resistência do Cerrado, mas também para denunciar as mazelas que o projeto do capital tem trazido para a região e para as comunidades centenárias. A Romaria será realizada na cidade de Côcos, a partir das 8h.
O CERRADO
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.
Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial hídrico, e contribui para a biodiversidade deste bioma.
Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, fecheiros e extrativista que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.

Fonte: CPT Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA