SOTERRAMENTO EM BARRAGEM DE MINERADORA MATA TRABALHADORES EM ITABIRITO (MG)

FOTO:Corpo de Bombeiros / Divulgação

Uma barragem de rejeitos da Mineradora Herculano se rompeu na manhã desta quarta-feira (10) e deixou oito trabalhadores soterrados em Itabirito, na região central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de dois deles e afirma que outro está desaparecido.
As vítimas trabalhavam na manutenção da barragem quando houve o deslizamento. A mina, da Herculano Mineração, está ativa, mas a barragem já estava desativada. Os operários faziam a manutenção de rotina no trecho.
Cinco operários já foram resgatados com vida, sendo que um deles foi encaminhado com uma fratura exposta no braço, em estado grave, para o Hospital de Pronto-Socorro João 23, em Belo Horizonte. Dois mortos foram identificados como Reinaldo da Costa Melo, 68 anos, e Cristiano Fernandes Silva, 32 anos.
Um dos feridos se chama Geraldo Matozinho Moreira, 44 anos, e foi atendido no hospital.
Segundo a prefeitura, a empresa está com a documentação em dia. Não havia histórico de acidentes de trabalho no local.
De acordo com os bombeiros de Itabirito, o acidente aconteceu por volta de 7h55 em uma área da mineradora. Além dos militares da região, há agentes de Ouro Preto e de Belo Horizonte trabalhando no local e uma equipe de resgate da empresa que está escavando o local para tentar localizar as demais vítimas.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Júlio César, que trabalha nos resgates, o trabalho dos militares é de risco.
—  O atedimento é dificil. Estamos fazendo o desembarque aéreo tendo em vista que não é possivel passar por terra devido a grande quantidade de lama.
Ainda conforme o bombeiro, seis veículos foram soterrados, sendo carros pequenos, escavadeiras e caminhões.
A barragem já tinha chegado a sua capacidade máxima e, por isso, estava desativada. De acordo com a Prefeitura de Ibirité, a documentação da mineradora está em dia e a empresa tem licença ambiental para operar na cidade. A reportagem tentou contato com a Mineradora Herculano, mas não obteve sucesso.
Outra barragem que corria o risco de se romper perto dali foi interditada na manhã desta quarta-feira (10).
Resposta da empresa
Em nota, a Herculano Mineração Ltda "lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 7:30h, em sua barragem de rejeitos. A empresa informa que ainda estão sendo apuradas as causas do acidente, tanto por seu corpo técnico quanto pelas autoridades locais (Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e órgãos ambientais)".
A empresa afirma que "está prestando todo suporte às famílias dos envolvidos", bem como "todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente".
A Herculano Mineração confirma duas mortes e afirma que um funcionário ainda não foi localizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias

XII Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes