JUVENTUDE AMEAÇADA POR GRILEIROS DISCUTE TERRA E TERRITÓRIO


Jovens que foram agredidos/as durante uma tentativa de reintegração de posse dada a grileiros em Casa Nova hoje estão discutindo questões relativas à terra, território e permanência no campo. 

Os momentos de formação desses jovens de Areia Grande, área de fundo de pasto há 30 anos vítima de tentativas de grilagem de terra, ocorrem durante a Escola de Formação da Juventude Rural. 

Os espaços foram criados para atender uma estratégia dos pais. Em 2008, suas famílias resistiram a ameaças de capangas e a uma resolução jurídica, para continuar vivendo no território de Areia Grande. Hoje, incentivam os filhos e as filhas a se engajarem ainda mais na organização da luta em defesa do seu jeito de viver no sertão.

Dessa forma, surgiu a série de cursos articulados pela União das Associações de Fundo de Pasto de Casa Nova (Unasfp) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). A última oficina reuniu 40 jovens de cinco comunidades de Casa Nova. O tema do encontro foi Terra e Território e contou com a participação do advogado Lucas Vieira. 

Durante esse momento, realizado entre 18 e 19 de outubro  os/as jovens puderam vislumbrar quais os direitos de suas comunidades sobre o espaço que elas ocupam de forma tradicional há gerações. Para a jovem Lorena Carvalho, 12 anos, da comunidade Ladeira Grande, "a oficina foi muito boa porque o pessoal presente pôde conseguir mais informações importantes".

Já Tiago Rocha, da Melancia, destacou a importância do ânimo da juventude de Areia Grande. "É muito bom ver os jovens todos empenhados e participando, se dedicando ao máximo".A próxima etapa da Escola de Formação deve discutir  relações de gênero. Aconteceram também discussões  sobre cultura, coordenada por Roberto Malvezzi, o Gogó.

As atividades de formação também estão acontecendo em Remanso, em parceria com a paróquia local  o Sindicato dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais do município e o Sasop.  Neste município, aproximadamente 30 jovens também puderam discutir questões culturais e também as relações que existem entre comunicação e sociedade.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA