JOVENS DISCUTEM COMO PRODUZIR ALIMENTOS E GERAR RENDA DE MODO SUSTENTÁVEL NO SEMIÁRIDO


O grupo visitou  unidade comunitária de processamento de frutas 

Produzir alimentos e gerar renda de forma sustentável em territórios semiáridos foi o tema da quinta etapa da Escola de Formação da Juventude Rural de Remanso. A oficina aconteceu nos dias 14 e 15 de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Participaram da atividade cerca de 30 jovens de famílias camponesas.

No primeiro dia de oficina, pela manhã, o integrante do Sasop, Elson de Oliveira,  discutiu aspectos produtivos da convivência com o semiáriado. Entres os pontos abordados na conversa, esteve as diferenças entre as sementes criolas, cultivadas pela agricultura familiar a gerações,  e aquelas produzidas por empresas multinacionais, como as sementes transgênicas.

À tarde o grupo foi até a comunidade de Salinas Grande. Na localidade, os/as jovens observam  também como a organização coletiva pode ser importante para o sucesso da produção familiar. Em Salinas, o grupo conheceu, dentre outras iniciativas, uma fábrica comunitária para beneficiar frutos da caatinga, como o umbu.

No domingo 15, os/as participantes da oficina trocaram ideias sobre o que foi observado em Salinas Grande. Para o jovem Francisco da Costa, de Ponta da Serra 1, a atividade serviu para ampliar seus conhecimentos. “ Aprendi sobre raleamento da Caatinga e quero levar essa informação para a minha comunidade”.

Para Elson de Oliveira, a juventude camponesa é decisiva no desenvolvimento sustentável da região semiárida. “ O trabalho para conviver bem, e ter dignidade no Semiárido, perpassa pelo jovem, e o jovem tem um papel fundamental nessa luta”.


A Escola de Formação da Juventude Rural de Remanso é uma parceria entre a CPT, Sasop, STR e Paróquia Local.  Durante a formação, temas como cultura, terra e território e relações de gênero também foram discutidos. O próximo encontro acontece em abril  e temo por tema a conjuntura brasileira atual. 

As etapas de formação também acontecem em Casa Nova. Nos municípios de Campo Alegre de Lourdes e Sento Sé, as atividades devem iniciar entre abril e maio, respectivamente.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA