ENCONTROS DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA DEFESA DE TERRITÓRIOS CAMPONESES EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES




 O fortalecimento das organizações comunitárias de fundo de pasto tem sido o mote de uma série de encontros em comunidades rurais do município de Campo Alegre de Lourdes. Os momentos de troca de informações com famílias camponesas sobre suas maneiras de organizar a defesa do seu território iniciaram nesta segunda, dia 29, e seguem até o final da tarde de hoje.  

Mais de 35 comunidades rurais de Campo Alegre foram envolvidas nas rodas de conversa, que ocorreram em 8 localidades diferentes. Ao todo, cerca de 240 camponeses e camponesas participaram dos encontros. Também foi assunto dos debates  os impactos socioambientais da extração de minérios no município, bem como as estratégias para que os jovens camponeses possam gerar trabalho e renda de maneira sustentável em suas terras,  a partir das potencialidades produtivas do bioma caatinga, como a criação de caprinos, produção de mel e agregação de valor aos frutos nativos, como o umbu, entre outras. 

Os encontros foram organizados pela paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em parceira com a Comissão Pastoral da Terra e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA