FESTA DA MANDIOCA ANIMA TERRITÓRIO DE FUNDO DE PASTO DA AREIA GRANDE EM CASA NOVA

  
Festividade ocorreu durante todo o dia 

Criada com o objetivo de  escoar a produção de farinha da comunidade, a Festa da Mandioca chega a sua 17º edição com o povo de Melancia, que organiza o evento, e as outras comunidades da Areia Grande festejando a vida no seu território de fundo de pasto, ultimamente tão ameaçado pelo Poder Judiciário.  A festividade aconteceu no sábado 27, na comunidade da Melancia em Casa Nova. 

O dia de festa iniciou com corridas de cavalos, que movimentaram vaqueiros do município,  e seguiu com um grande almoço comunitário gratuito. No final da tarde, ainda ocorreram manifestações da cultura popular como a roda de São Gonçalo. 

 Além do tradicional forró, cujo destaque foi o sanfoneiro Wanderley do Nordeste,  os festejos tiveram ainda a  mostra de produtos da agricultura familiar local,  feitos a partir da mandioca, e, também, a comercialização de diversas hortaliças orgânicas e mel. 

O morador da Melancia e um dos organizadores do evento Valério Rocha ressalta a importância da Festa da Mandioca para o território tradicional de fundo de pasto da Areia Grande. "Todas as comunidades do território da Areia Grande, a Salina da Brinca, Riacho Grande, Jurema,  fazem parte da Festa da Mandioca. Esse é o momento de a gente se encontrar para se divertir, para não ser aquele momento só de tensão e conflito. É o momento de trocar ideias, fazer aquela conversa do dia a dia".  








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA