COMUNIDADES TRADICIONAIS DE REMANSO DISCUTEM CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO


Comunidades rurais de Remanso se reuniram com integrantes do STR e da Comissão Pastoral da Terra para discutir estratégias de organização ante conflitos agrários. O encontro aconteceu no dia 12 de agosto, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.  Dois dias antes da reunião, integrantes do sindicato e da CPT que atua na Diocese de Juazeiro visitaram diferentes comunidades rurais no município.  Durante as visitas, comunidades e organizações parceiras demonstraram preocupações com a lei 12.910/13, que estabelece prazo para autoidentificação de comunidades tradicionais e sua consequente regularização fundiária.

Enquanto se organizaram para regularizar seus territórios, em Remanso diversas comunidades têm lutado para defender suas terras de invasores e grileiros. Em Pedra da Onça, por exemplo, comunitários enfrentam uma tentativa de grilagem de sua área de fundo de pasto, comandada por empresários da cidade.

Na comunidade do Desterro, a preocupação é com as empresas de instalação de parques eólicos, que visam extensas áreas, assediam as famílias camponesas e não usam de transparência no trato com os agricultores e agricultoras.  

Depois de enfrentar também ameaças ao seu território, inclusive com um processo judicial que se arrasta há quase dez anos, o povo da Salinas Grande recentemente resistiu a uma tentativa de restrição do acesso a uma aguada que serve para a sedentação dos animais que pastam na área de fundo de pasto.

“De repente, o rapaz chegou querendo fazer serviço, tomar posse querendo tomar a água do pessoal da comunidade, que é uma aguada que beneficia a comunidade e em volta; os animais chegam, bebe e voltam, e ele queria tomar de conta só para os animais dele. Aí a comunidade se manifestou, derrubou a cerca, foi para a Justiça e estamos lutando para que ele não tome de conta”, explica o camponês Francisco da Silva.

Como encaminhamento do encontro sobre conflitos agrários em Remanso, o grupo presente decidiu aprofundar a formação. Uma nova reunião sobre o tema deve acontecer no dia 05 de outubro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA