SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO ACONTECE ATÉ O DIA 13 DE MAIO EM JUAZEIRO



Alertar a população, em especial trabalhadores/as do campo e da cidade, sobre o trabalho escravo moderno e chamar a atenção dos órgãos de fiscalização desse crime são os objetivos da terceira Semana de Comunicação de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo. A campanha, realizada pela Comissão Pastoral da Terra da Bahia, realizará atividades em várias cidades do estado. Só em 2016, 763 trabalhadores/as em situações análogas a de escravo foram resgatados no país, sendo 66 deles na Bahia.

Em Juazeiro, nos dias 9 e 10 acontecerão visitas em escolas nos bairros Tabuleiro e Itaberara, e nos dias 12 e 13, panfletagem no Mercado do Produtor, na feira livre e no centro da cidade. O agente da Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro, Maikon Gonçalves, ressalta que a Semana de Comunicação tem como proposta mostrar à sociedade que o trabalho escravo não acabou com a abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888. “Hoje, a escravidão continua existindo, não de forma legal como era antigamente, mas esse é um problema grande no nosso país”, destaca.

O termo “escravidão moderna” é usado para se referir a trabalhadores/as que estão em situações análogas a de escravo. A auditora fiscal do trabalho, Cynthia Carvalho, explica que o trabalho escravo moderno possui diferenças do antigo e está voltado para as relações entre os empregadores/as e empregados/as e a privação de direitos dos trabalhadores/as. “Vai desde a restrição da liberdade de locomoção à submissão a jornadas exaustivas, condições de trabalho degradantes, que põem em risco a segurança e integridade física do trabalhador, como o acesso a alimentação e água de qualidade”, comenta a auditora.

Gonçalves alerta que apesar de o governo brasileiro ter reconhecido, em 1995, a existência da escravidão contemporânea, a sociedade corre o risco de ver esse crime crescer e ser legalizado. “Vários projetos que estão para ser votados no Congresso Nacional podem aumentar os índices do trabalho escravo. O projeto de mudança do conceito de trabalho escravo, a reforma trabalhista e a proposta de mudança nos direitos do trabalhador/a rural podem voltar a dar legitimidade a esse crime", diz. 

Denuncie!

Fique de olho, para não virar escravo! Se você presenciar qualquer situação de trabalho análogo a de escravo, procure orientação, apoio e denuncie! Sua denúncia é fundamental. Ela pode ser realizada na Superintendência do Ministério do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho, na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, na Comissão Pastoral da Terra e nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou de assalariados rurais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA