NA VII ROMARIA EM DEFESA DA VIDA, POPULAÇÃO ALERTA SOBRE IMPACTOS DA MINERAÇÃO



Cerca de 1.500 romeiros/as participaram, no último domingo (21), da VII Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que teve como tema “Caatinga: cultivar e preservar para viver”, chamou a atenção da população campo-alegrense para a defesa da natureza, dos territórios e dos povos. Nos depoimentos, os romeiros/as expressaram muita preocupação com os impactos da extração de minérios, já que 82% do município está mapeado para pesquisas em mineração.  

“A Romaria é uma oportunidade que nós temos para nos orientar, compartilhar situações. Estamos passando por momentos muito difícieis, principalmente, relacionados a empresas de mineração e a forma que elas chegam nas comunidades”, disse o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, Ednei Soares. Na comunidade de Angico dos Dias  vivem cerca de 400 famílias que passaram a enfrentar sérios problemas de saúde e conflitos de terra e água, após a chegada de uma mineradora no local.

A agricultora Marineide Soares, do fundo de pasto São Gonçalo, destacou a grande participação da população na Romaria, principalmente dos jovens. “Isso é muito importante para nós que estamos sofrendo com grileiros, desmatamento e destruição da Caatinga”, ressaltou. Para o professor Deusvaldo Almeida, a intensa participação da população na Romaria “mostra que as pessoas estão preocupados com a defesa da vida e com a preservação do meio ambiente”.



A VII Romaria em Defesa da Vida foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e pelo Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes. O padre Bernardo Hanke conduziu a celebração da Romaria. “A Caatinga é o nosso chão, nós temos a nossa raiz aqui, ela nos dá vida”, afirmou Hanke. Apresentações de poesias, música e cordel também fizeram parte da VII Romaria em Defesa da Vida. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA