Quinquim e sua grande herança viva


Foto: Diego Limaverde
Joaquim Ferreira da Rocha, casado com Luzia da Rocha, pai de 9 filhos (4 mulheres e 5 homens, 27 netos, 16 bisnetos, autodeclarando-se “irmão da luta” de milhares de pessoas.
Com sua morte ele nos surpreendeu a todos. Como quando ele iniciava a fazer um pronunciamento e da sua boca saiam, clara como o sol do sertão, ideias e propostas de ação que convenciam a todos os seus companheiros e companheiras.
Não pude estar presente ao velório com muita gente conhecida e comovida, mas a gente fez um velório individual aqui em casa e me saíram estas palavras, escritas e enviadas com o coração. Sem nenhuma pretensão de esgotar a personalidade de Quinquin que a gente, considera uma das melhores lideranças que a fé, a luta e as comunidades unidas de Casa Nova, no sertão norte da Bahia, produziram. Nessa noite, lembrei Quinquin assim: 

Para todo o povo reunido se despedindo de Quinquim

Seu nome ressoou de novo no meu coração, desta vez com o anuncio seco da morte, que Marina, nossa companheira e sobrinha dele, nos enviou.

Não queria acreditar quando o ouvi na mesa da sede da CPT em Salvador, enquanto estávamos almoçando. Foi um golpe no coração e na cabeça. 
Logo pensei em viajar para participar fisicamente do adeus, em Casa Nova, mas o transtorno psicofísico da uma longa viagem de volta da Itália ontem, me aconselharam a não forçar a barra. Organizei, porém, logo o meu velório no início da noite, meditando e partilhando este momento que partilho com todos e todas nós, da luta da região de Casa Nova, Juazeiro e da CPT BA.

Como disse Célio de Bonfim, perdemos, de repente, "um mourão” que nos sustentava.  E nos sustenta ainda, em três direções:   
·       No amor e na defesa de uma terra generosa, rica, chamada de sequeiro mas sempre cobiçada e ameaçada;  
·       Na fé inabalável de ser e viver como cristão lucido e aderente à realidade; pois ele jamais deixaria de  iluminar sua mente e sua ação,  pelo Deus de Jesus;
·       Na fidelidade coerente e rigorosa, por décadas a fio, mantendo a posição de “santa rebeldia” dentro de conflitos onde precisava – e precisa hoje - sempre tomar posição, resistir e reagir em favor de todos os primeiros moradores desta caatinga abençoada e cobiçada pelos grandes.

Sua presença em todas as instâncias sociais, religiosas e eclesiais, festivas ou de luto, Quinquim tornou-se símbolo e paradigma permanente: sua palavra era profunda, franca e aderente à realidade. Seu horizonte era sempre  o da transformação justa deste mundo onde ele e seus companheiros e companheiras viviam permanentemente ameaçados. O respeito à memória dos antepassados e aos direitos do povo do sertão da Bahia e do Brasil, eram sagrados.  Não posso esquecer também que ele jamais buscou isso sozinho, mas sempre numa avaliação dialogada, com seus companheiros e companheiras de comunidade e com outros aliados da sociedade e da igreja.

Neste meu cacho de pensamentos emocionados, relampeja dentro de mim um sinal de tempo bom de chuva, com nuvens benfazejas, para Casa Nova e nosso país todo. A partir de Areia Grande e do seu povo, primeiro herdeiro do que foi e é Quinquim ainda hoje para ele e para nós todos que o conhecemos. 

Neste momento de vácuo deprimente de Brasil que estamos passando, Quinquim continua vivo, como valioso sinal da luta inconformada, paradigmática e vitoriosa entre Moisés e os faraós, de bíblica memória que Quinquin tanto apreciava e assumia como sua.
Continue caminhando e falando conosco, velho Quinquin querido!.

Abraços a você, sua família e a todos os presentes.

Frei Luciano Bernardi, interpretando a CPT Regional da Bahia. 
Salvador 18 de agosto de 2017.    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA