Curso de Juristas Leigos é realizado em Senhor do Bonfim (BA)



Lideranças de comunidades e integrantes de organizações sociais da região de Senhor do Bonfim, Juazeiro e Ruy Barbosa participaram entre os dias 29 e 31 de março, da 2ª Etapa do Juristas Leigos, no Centro Diocesano de Pastoral de Bonfim. Nesta fase, o tema foi “Direito a Terra e ao Território” e o objetivo do curso é contribuir na formação dessas lideranças que atuam diretamente no enfrentamento e na defesa da terra e do território.
O evento contou com a assessoria dos advogados da Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR), Carlos Eduardo Lemos Chaves, Beatriz Pereira Cardoso e Vitor Luis Marques. Em sua apresentação, Beatriz afirmou que as leis por serem feitas por e para o Estado, torna a luta das comunidades para permanecer livre em seu território, uma luta histórica e permanente. “É só a gente observar como foi que se deu o processo de ocupação das terras no Brasil, que compreendemos a questão agrária e o motivo pelo qual até hoje a terra continua sendo um elemento de disputa e poder”.
Antes de trabalhar a legislação e os direitos das comunidades, os participantes aprenderam também sobre a história da luta pela terra e viram que o surgimento das ligas camponesas na década de 1950 foi fundamental no processo de busca e retomada da terra para o homem e a mulher do campo trabalhar, e a própria Constituição Federal de 1988 garante esse direito.
Segundo Ivanilda Machado, da comunidade de Mangabeira em Mirangaba, esse curso tem proporcionado mais conhecimento sobre a legislação e a história. “Conhecendo nossos direitos e deveres exercidos nele, esse conhecimento que estou adquirindo quero repassar na minha comunidade para manter mais forte a nossa luta pela defesa do nosso território”, enfatizou.

Além da legislação brasileira, as comunidades tradicionais têm outros dispositivos legais internacionais que resguardam seus direitos, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que não vem sendo cumprido pelo Estado. Essa legislação garante o direito ao autoreconhecimento e autodefinição, assim como a consulta prévia sobre a instalação de empreendimentos nas comunidades que vão alterar ou ameaçar os modos de vida das famílias.
Para Luis Carlos Santos, de Bom Jardim, em Canudos, aprender sobre seus direitos também é uma estratégia de luta diante de tantas ameaças, principalmente de empresas como de energia eólica e mineração. “O conhecimento empodera as famílias e a gente compreende a importância da identidade coletiva, e entende que é necessário resistir para garantir o território ocupado”, disse.
Ao final do evento, Carlos Eduardo enfatizou que a luta pela defesa e permanência das comunidades tradicionais será sempre uma luta cotidiana e de enfrentamento. “As comunidades precisam sim fazer o pedido da ação discriminatória das áreas, mas também devem acompanhar o andamento e conclusão do processo de certificação por parte do Estado”, disse. Além disso, a posse da terra é um direito das famílias já que a utilizam secularmente. Território livre já!!
Texto e fotos: Amanda Monteiro/ CPT Bahia
Edição: Comunicação CPT Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA