Em Assembleia, mulheres de Pilão Arcado debatem sobre a Reforma da Previdência


Mais de 50 mulheres, trabalhadoras rurais, pescadoras e lideranças comunitárias da sede e de comunidades do município de Pilão Arcado realizaram, no último final de semana, dias 6 e 7 de abril, a Assembleia Anual de Mulheres. O encontro foi realizado na Casa de Formação da Paróquia Santo Antônio e teve como debate principal a PEC 06/2019. 

Esta PEC, proposta pelo Governo Bolsonaro, quer alterar as regras da Previdência Social, introduzindo mudanças no tempo de contribuição, idade mínima para se aposentar e valores dos benefícios. Se aprovada, os trabalhadores rurais e as mulheres estão entre os que mais serão afetados com a Reforma da Previdência. 

Para os/as trabalhadores/as rurais, a PEC 06/2019 propõe uma idade mínima de 60 anos (homens e mulheres) e o aumento do tempo de contribuição para 20 anos. Para esse público, haverá ainda uma contribuição de R$ 600 por ano, caso não consiga comprovar a contribuição a partir da produção no campo. 
Na visão das mulheres presentes na Assembleia, a Reforma da Previdência vai gerar humilhação, escravidão dos trabalhadores/as, desânimo e piora na qualidade de vida. 

Consequências da Reforma da Previdência.
De acordo com as mulheres, é necessário barrar a PEC 06/2019. O diálogo com as comunidades e fazer pressão ao poder público, apontam as trabalhadoras, é fundamental para mobilizar a sociedade contra a Reforma da Previdência. 

Texto e fotos: CPT Juazeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA