Reforma da Previdência é tema de encontro de mulheres na comunidade Garapas em Casa Nova



Uma das prioridades do governo Jair Bolsonaro (PSL) é a chamada reforma da previdência, que prevê mudanças nas regras de contribuição e benefícios. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), se aprovada, a reforma vai afetar significativamente mais mulheres que homens. Os efeitos da reforma da previdência para as mulheres, especialmente, para as trabalhadoras rurais, foi uma das principais questões debatidas durante o encontro de mulheres da comunidade de fundo de pasto Garapas, em Casa Nova.

Realizado no último sábado (13), o encontro teve início com a discussão sobre as desigualdades entre os gêneros feminino e masculino, nos âmbitos político e doméstico. Alguns participantes descreveram situações discriminatórias do cotidiano. “Quando a Dilma tava no poder, tinha gente que dizia que mulher não sabe administrar o Brasil, o preconceito é muito grande”, foi enfatizado em uma das falas. O debate seguiu com o tema central: os direitos das mulheres à aposentadoria.

Olhares atentos acompanhavam o cartaz posto na parede que sinalizava as regras atuais da Previdência e o que mudaria com a aprovação da PEC 06/2019. Exemplos foram citados, como o ajuste de valores dos benefícios, a situação da trabalhadora da rural e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).



As mudanças nas regras da aposentadoria não levam em conta a tripla jornada que a mulher enfrenta. Para a presidente da Associação de Fundo de Pasto da Garapas, Vaneide Braga, 41, a discussão trouxe pontos que até então ela não conhecia. “A gente ouvia falar sobre o assunto, mas nunca tinha visto na prática, como estamos vendo agora. Foi muito importante para mim, esses encontros são uma riqueza de conhecimento”, enfatizou.

O debate gerou ainda reflexão para aquelas que nunca contribuíram. É o caso da estudante Joselina Pereira, de 19 anos. Para ela, conversar com outras mulheres sobre esse assunto a deixa mais segura. “Foi bom aprender mais, uma pessoa dando uma ideia, ajuda os outros. Porque, por aqui, às vezes as coisas são devagar”, relatou.

Texto e fotos: Comunicação CPT Juazeiro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA