Comunidades de Juazeiro realizam mais uma Romaria no Serrote do Tirano

201112141813.jpg
Com o objetivo de animar as comunidades, celebrar o Deus que caminha com seu povo e criar consciência pela defesa da natureza , no dia quatro (04) de dezembro, como de costume , as comunidades do interior de Juazeiro realizaram mais uma Romaria no Serrote do Tirano.

Ao chegar no ponto de encontro dos romeiros, já se encontrava de forma organizada pelas Associações de Vaqueiros de Juazeiro e Curaçá, um grupo de vaqueiros, adultos, jovens,crianças, todos com suas indumentárias, animando a caminhada. Chegavam também as caminhonetas, VANS e motos com os romeiros e romeiras vindas das diversas comunidades do interior e da cidade de Juazeiro num total de 700 pessaoas.  

A caminhada em direção ao serrote fez três paradas onde foram refletidos a situação do lixo e a necessidade do cuidado para não gerarmos lixo e o cuidado com a destinação do lixo que produzimos; a preservação da caatinga e a defesa da natureza de forma mais global como compromisso de todos.

A Romaria teve como ponto alto a Celebração Eucarística que foi dada ênfase por parte do Celebrante o Pe. Raimundo, a necessidade de cobrar dos poderes públicos e das empresas seu compromisso da natureza, mas começar dando testemunho com pequenos gestos iniciativas no cotidiano.

Os vaqueiros animaram a Romaria com seus aboios sempre tendo presente a necessidade da preservação da cultura local .

Com a partilha de prêmios e da comida trazida nos alfoges dos vaqueiros foi encerrada a Romaria com a certeza de retornarem no ano de 2012.

201112141814.jpg




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vamos ficar com a morte e a doença”: Em Sento Sé (BA), comunidades ribeirinhas temem empreendimento de mineração

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias