Protesto: 15 mil indignados em Petrolina.


Roberto Malvezzi (Gogó)
“Lula, rezamos pela sua saúde. Interceda por nós junto à Dilma”.

Essa era uma das frases de tantas faixas, em meio à multidão que cruzou o rio São Francisco entre Juazeiro e Petrolina nesse 20 de Dezembro de 2011. No mesmo dia que o governo começou a distribuir cisternas de plástico pelo sertão, a ASA mobilizou 15 mil pessoas de todos os estados do semiárido contra o desmonte da política de convivência com o semiárido. A coronelada nordestina, junto com as mandarins do Palácio do Planalto, acharam a chave que faltava para desmontar esse programa de emancipação cidadã como jamais houve na região: doar uma porcaria de plástico.
Antes o Ministério da Integração estava preocupado com os grandes projetos, como a Transposição, onde correm rios de dinheiro, literalmente. Agora não, foram mexer na gota d’água dos pobres. Foram retirar das populações difusas a única gota de água que tinham para sentirem-se cidadãs, gente, não objeto de esmola de políticas governamentais. Os donos do mundo estão preocupados com o fato dos nordestinos não serem mais reserva de mão de obra das empresas e dos empreendimentos governamentais.
Infelizmente o patrocínio vem de Dilma e sua ministra Teresa Campello. Outro que leva a parte do leão nessa história é Fernando Bezerra Coelho, ministro da Integração, que já foi  prefeito de Petrolina e quer ser governador do Pernambuco. Ele instrumentaliza a CODEVASF, autarquia subordinada ao Ministério, como o instrumento principal de difusão das cisternas vindas de uma empresa mexicana. Detalhe, a cisterna de plástico sai por cinco mil reais, enquanto a de placas de cimento sai por 2080,00 reais. Portanto, não há um único critério que mereça ser levado a sério. Até mesmo o argumento de aceleração do programa cai por terra, já que as cisternas durarão pouco e se transformarão numa imensa sucata pelo sertão.
Segundo a mídia regional foi a maior manifestação popular que já cruzou a ponte entre Juazeiro da Bahia e Petrolina, em Pernambuco.
Não vamos parar. Estamos acostumados ao caminho das pedras.
E o Lula, que já era mito, diante das tragédias da Dilma, agora já tem status de santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA