Êxodo: América Latina tem 80% de seus moradores em áreas urbanas

Com quase 80% de sua população vivendo em cidades, a América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo e vive profundas mudanças, como a redução do crescimento demográfico e praticamente o fim da migração campo-cidade --responsável pelo "boom" da urbanização ocorrido até os anos 90.

Como se era de imaginar, o desenvolvimento das cidades na América Latinas não é sustentável.  O relatório da ONU que revelou esses números afirma que "é preocupante observar que a mancha urbana segue expandindo-se, apesar da desaceleração demográfica. As cidades crescem cada vez menos compactas e se expandem fisicamente em um ritmo que supera o incremento de sua população, um padrão que não é sustentável". 


Cabe questionar os efeitos da política agrícola praticada na região - que  tem expulsado homens e mulheres do campo -  na  expansão das cidades. Um crescimento extremamente desigual, tornando a maior parte dos centros urbanos em grandes bolsões de miséria.  Um exemplo pode ser visto em Juazeiro(BA) e Petrolina (PE). Com uma ilusória promessa de desenvolvimento, centenas de famílias são atraídas para estas duas cidades. Porém, ao desembarcarem os  migrantes  percebem  que a realidade se apresenta de forma  bastante diferente daquela sonhada. O que se tem visto  hoje são vários bairros com elevados índices de violência, sub empregos e até   trabalho escravo. 

A América Latina não será viável enquanto houver inchaço populacional das cidades  motivado por um modelo de crescimento econômico predatório - destruindo tanto  vidas humanas, quanto   ecossistemas. Somente com uma  distribuição justa da terra, com  autonomia da comunidades tradicionais do meio rural,  os trabalhadores e trabalhadoras da Região terão dias melhores para sempre. 

CPT Centro Norte da Bahia - Núcleo Diocese de Juazeiro  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA