ARTICULAÇÃO REGIONAL DE FUNDO DE PASTO PLANEJA AÇÕES PARA 2014



Moradores/as de comunidades de fundo de pasto da região de Juazeiro se reuniram no último sábado 2, no Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Remanso, para planejar as ações deste ano.  Participaram do encontro representantes dos munícipios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé,  Remanso e Pilão Arcado.

Na pauta da reunião, estavam pontos como a formação de novas lideranças, articulação das áreas de fundo de pasto e a sustentabilidade da Articulação Regional de Fundo de Pasto.

De acordo com o camponês Narcísio Ribeiro, de Pilão Arcado, o principal objetivo da reunião foi o fortalecimentos dessas comunidades tradicionais. “A Articulação Regional de Fundo de Pasto tem muita preocupação em incentivar as associações, para assegurar os territórios e manter sua permanência no campo, já que grandes projetos, como mineração e energia eólica  ameaçam as comunidades”, afirmou.


Na região de Juazeiro, no norte baiano, existem cerca de 150 comunidades rurais que, secularmente, fazem uso coletivo de áreas devolutas do Estado chamadas de fundo de pasto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias

XII Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes