CPT DO CENTRO-NORTE PRIORIZA APOIO À FAMÍLIAS ATINGIDAS POR PARQUES EÓLICOS E MINERADORAS




Integrantes da Comissão Pastoral da Terra do Centro-Norte baiano, que envolve as Dioceses de Ruy Barbosa, Bonfim e Juazeiro traçaram as estratégias para acompanhar as lutas de famílias camponesas atingidas e ameaçadas por grandes empreendimentos, em um encontro realizado em Baixa Grande, entre os dias 5 e 6 deste mês.

Entre as principais preocupações dos agentes da CPT Centro-Norte, estão as investidas de mineradoras e a expansão de parques eólicos.  Este último segmento conta com forte apoio do governo baiano, que visa tornar o estado o maior produtor nacional de energia eólica. Contudo, grande parte dos empresas do setor tem entrado em conflito com comunidades camponesas.

“Os grandes projetos chegam numa velocidade muito grande, e fazem com o que povo camponês fique com medo de perder suas terras, seu território, que são suas fontes de sobrevivência”, enfatiza Antônio Célio, da CPT de Senhor do Bonfim.


Entre as estratégias definidas pela equipe, estão a realização de mutirões pelas comunidades impactadas por grandes projetos econômicos, atividades em que são possíveis trocas de experiências do agentes com as famílias camponesas, e denúncias ao Ministério Público Estadual, sempre que observados abusos por parte de determinadas empresas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA