III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA PAUTA A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA PARA A SOCIEDADE

Foto: Fábio Caffé

Mais de 2100 agricultores e agricultoras de todo o país participaram do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) na Univasf Campus Juazeiro. Além dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, o evento contou com a participação de diversos movimentos sociais e pastorais, a exemplo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), PJR (Pastoral da Juventude Rural), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Levante Popular da Juventude, SASOP (Serviço de Asessoria a Organizações Populares Rurais), Via Campesina e vários outros.


O evento é a culminância de uma jornada de 14 caravanas que espalhadas pelo Brasil registraram os conflitos gerados pelo agronegócio e grandes projetos desenvolvimentistas, duas das grandes causas de expulsão dos povos do seu território, além da troca de experiências para a melhoria das práticas de cultivo e um mapeamento dos grupos de agroecologia em todo o país.



O encontro, realizado pelo ANA (Articulação Nacional de Agroecologia) e diversas entidades e órgãos do governo pautou a importância das mulheres e da juventude , além de discutir políticas públicas para a permanência destes no campo. Também foram abordados diversos temas relacionados a produção de alimentos sem o uso de sementes geneticamente modificadas, agrotóxicos e fertilizantes químicos.


Foto: Daniel Leon

A Plenária da Juventude abriu o encontro e teve como principal tema a importância do jovem no campo e as políticas públicas direcionadas a juventude rural, além de pensar numa articulação nacional voltada aos jovens que produzem a partir do método agroecológico, para descentralizar e facilitar a difusão e discussão de temas voltados á agricultura familiar e sem o uso de agrotóxicos.


Foto: Fábio Caffé

No dia 17, a Plenária de Mulheres teve como tema o grito “Sem feminismo não há agroecologia. ” Durante a mobilização para o Encontro, as Caravanas vindas dos mais diversos lugares do país tiveram a tarefa de garantir que mais de 50% das inscrições seriam de mulheres.


Beth Cardoso, da Articulação nacional de Agroecologia (ANA) ressalta a associação da ANA com diversas outras entidades para garantir a participação feminina no evento: “Quem tem uma ação mais direta dentro das comunidades são as entidades e movimentos que fazem parte da Articulação. Dentro da ANA temos um grupo de trabalho, o “Mulheres e agroecologia em rede”, que realiza formação e ações nas cinco regiões do país.”



Nos vários discursos era recorrente a queixa das mulheres na dificuldade de acesso a terras para o cultivo, água de qualidade, mecanismos de crédito e financiamento para projetos liderados por elas, o direito a titularidade das terras, além dos casos de violência contra a mulher e casos de opressão no campo muitas vezes ocasionados pelos companheiros e familiares, como a contaminação proposital de quintais agroecológicos, destruição das áreas onde são cultivadas as plantas para medicina natural e ornamentação e outras formas de desqualificar e invisibilizar o trabalho das camponesas.



Foto: Gabriel Amorim

No domingo, foram ministradas oficinas, cujos temas eram voltados desde o cultivo agroecológico a produção de peças personalizadas, além da Feira de Sabores e Saberes, com produtos provenientes da agricultura familiar como produtos beneficiados, comidas regionais típicas e artigos de artesanato. Durante o evento também acontecia a troca de sementes crioulas, ou seja, que nunca passaram pelo processo de transgenia.


Foto: Fábio Caffé

Já a segunda-feira (19) foi voltada a luta. Durante a manhã três atos simultâneos ocorreram nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A ocupação do escritório de apoio da Embrapa por cerca de 300 trabalhadoras camponesas encampava a luta pelo fim da associação com projetos voltados ao agronegócio e maiores investimento na pesquisa agroecológica. Em um ato simbólico foi fundada a “Embrapa Agroecologia”, a leitura e entrega da carta aberta com as pautas das mulheres do campo ao chefe-geral da Embrapa em Petrolina, Pedro Grama, que disse que a empresa vem tentando trabalhar com políticas voltadas a agroecologia e agricultura familiar.

Foto: Daniel Leon

Também na vizinha cidade, cerca de 100 manifestantes realizaram um ato de repúdio contra a Monsanto, empresa transnacional que trabalha com sementes geneticamente modificadas. Devido a seu projeto voltado ao agronegócio, a Monsanto é local recorrente de manifestações em defesa da vida e contra a transgenia. No ato desta segunda foram colocadas cruzes representado mortes causadas pelo uso dos produtos tóxicos fabricados pela empresa, além de uma faixa com os dizeres “Fora Monsanto”.

Foto: Francisco Valdean

Em Juazeiro, cerca de 50 pessoas realizaram uma ação no Mercado do Produtor visando alertar a população sobre o uso de mosquitos Aedes Aegypti geneticamente modificados vendidos pela empresa Moscamed, em parceria com a Oxytec, que tem a patente da pesquisa com o pretexto de eliminar os mosquitos, causando a diminuição dos casos de dengue. Contudo, o método não é totalmente seguro e pode ocasionar a mutação do vírus, tornando todas as outras medidas preventivas insuficientes.



Foto: Regina Lima

Posteriormente, todos os manifestantes encontraram-se e interditaram a Ponte Presidente Dutra por cerca de 30 minutos, mesmo com pressão por parte dos condutores e da própria Polícia Rodoviária Federal. Nesse momento, foram levantadas as pautas contra o agronegócio, uso de transgênicos, agrotóxicos e fertilizantes químicos e sugerindo uma mudança no modo de fazer agricultura no Vale do São Francisco a partir da convivência com o semiárido e práticas provenientes da agroecologia.


Durante a tarde, a plenária final contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto Carvalho, que ouviu uma carta e depoimentos com diversas demandas, principalmente no que tange á ocupação dos territórios de agricultores e áreas de assentamento por parte de empresas estrangeiras e mortes causadas pelo conflito de terras, além da negligência em relação a políticas públicas voltadas aos jovens, mulheres e pela desburocratização dos programas sociais voltados a população rural. Posteriormente, o ministro afirmou que “Sem realizar uma reforma política, as propostas contidas nesta carta não se tornarão realidade. Enquanto houver no Congresso uma bancada que defenda o interesse dos grandes latifundiários, não conseguiremos avanças como precisamos. É preciso estabelecer mecanismos de participação social efetivos. ” Todas as demandas contidas na carta foram encaminhadas ao Gabinete da Presidência e serão discutidos nos próximos dias.


O III Encontro Nacional de Agroecologia foi um avanço para a construção de um modelo diferente de agricultura, onde não há uma relação integrada com a terra e todos os outros recursos naturais necessários a produção. A agroecologia é o caminho para garantir a soberania alimentar e alimentos saudáveis para o campo e cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA