Caravana Agroecológica denuncia violações de direitos e fortalece lutas de comunidades e povos tradicionais no Semiárido baiano

Entre os dias 26 a 30 de junho, a “Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos caminhos das águas do São Francisco”, percorreu os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Campo Formoso, Jacobina, Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, com a proposta de visibilizar as denúncias, os conflitos e as experiências de resistência e organização de comunidades dos municípios visitados. O  submédio São Francisco é uma região que concentra muitos conflitos agrários, por conta dos grandes projetos que concentram água e terra e tentam, há décadas, expulsar e oprimir os povos que lutam e resistem em seus territórios.

Participaram  cerca de 70 pessoas, entre representantes de organizações e movimentos sociais, universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos, que vivenciaram diferentes realidades que ameaçam povos e comunidades do território. As visitas foram feitas em duas diferentes rotas, que buscaram promover uma reflexão sobre os modelos de desenvolvimento e os sistemas agroalimentares, no entorno da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, a partir de seis eixos orientadores: impactos da mineração, conflitos fundiários, conflitos por água, uso e impactos de agrotóxicos, as experiências agroecológicas e resistências comunitárias.

Entre as experiências visitadas está o exemplo de luta e resistência do território de Areia Grande, em Casa Nova, que reúne aproximadamente 400 famílias ameaçadas por grileiros, desde a construção da Barragem de Sobradinho, na década de 70. “Casa Nova é um município quesempre teve essas práticas de grilagem por grandes fazendeiros. É um município que quem manda são os coroneis e essa prática continua até hoje. Pessoas que têm dinheiro se acham no direito de massacrar os agricultores e agricultoras”, contou Valério Rocha, presidente da Associação de Fundo de Pasto de Areia Grande.

Valério afirmou que a união das famílias foi fundamental para a comunidade enfrentar as ameaças e denunciou ainda que desde que a Justiça de Casa Nova emitiu uma ordem de despejo em favor de empresários que dizem ser “donos” das terras de Areia Grande, a comunidade vem enfrentando agressões, que culminaram no assassinato do líder comunitário José de Antero, em 2009, e permanece até hoje não esclarecido pela justiça. Para Joaquim Ferreira da Rocha, conhecido por “Quinquim”, enquanto os direitos à vida e a dignidade do povo forem ameaçados pelos donos do dinheiro e pelas interpretações injustas das leis, Areia Grande e todas as comunidades do entorno, vão estar firmes na luta. "A gente não mora aqui, a gente vive aqui. Aqui a gente cria, aqui a gente planta, aqui a gente pesca, aqui a gente mora, a gente vive aqui! Só existe Areia Grande porque existe o povo. Um homem e uma mulher sem terra é um homem e uma mulher sem vida, porque a terra é nossa mãe! Defender a terra é defender a nossa vida", disse seu Quinquim.
A Caravana visitou ainda pescadores e pescadoras atingidas pela construção da barragem, em Sobradinho; áreas sem saneamento e esgotamento sanitário adequado na zona urbana de Casa Nova; bacia do Rio Salitre, que, com impactos do agronegócio, de afluente passou a receber água do Rio São Francisco e experiências agroecológicas e de cooperativas no município de Jacobina.
O SASOP, que participou da organização de uma das rotas, acompanhou os caravaneiros e caravaneiras ao Sítio Barra, em Remanso-BA, para conhecer a experiência do agricultor experimentador e reflorestador da caatinga, Cícero Justiniano de Souza, que também é presidente da Associação de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores do Sítio Barra, além das lutas das mulheres pescadoras da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR), que beneficiam pescado e enfrentam o machismo e o preconceito diariamente. 
A culminância entre as duas rotas e o encerramento da caravana aconteceu no Espaço Multicultural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, onde os participantes socializaram suas impressões e aprendizados dos dias em campo. As caravanas agroecológicas fizeram parte da preparação do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que aconteceu em Juazeiro-BA, em 2014. Esta vem integrar o processo preparatório para IV ENA, marcado para acontecer em 2018, em Belo Horizonte-MG. 
Texto: Sasop
Fotos: Luna Layse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA