9ª Romaria em Defesa da Vida é realizada em Campo Alegre de Lourdes



Em caminhada, entoando canções e reivindicando direitos, romeiros e romeiras realizaram a 9° Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que aconteceu no último domingo (19), este ano teve como tema "Pelo Direito e a Justiça".

A caminhada teve início na comunidade do Barreiro e seguiu até o morro do pé do Tuiuiú, patrimônio ambiental e símbolo de luta das comunidades camponesas.  No local, o bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, conduziu a celebração eucarística.



Após a missa, foram realizadas diversas apresentações culturais. Os/as participantes também apresentaram as imagens de seus padroeiros, faixas e cartazes. Entre as reivindicações expressas, estavam os impactos socioambientais provocados pela mineração. Nas faixas, romeiros e romeiras lembraram do crime da Vale em Brumadinho (MG) e denunciaram os impactos da Galvani/Yara no município e a preocupação com a barragem que a empresa pretende construir.





Durante a Romaria também houve um  momento de homenagem ao aniversário do pároco de Campo Alegre,  Padre Bernardo Hanke. A 9° Romaria em Defesa da Vida foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes.

Texto: Comunicação CPT 
Fotos: Pascom Campo Alegre de Lourdes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vamos ficar com a morte e a doença”: Em Sento Sé (BA), comunidades ribeirinhas temem empreendimento de mineração

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias