9ª Romaria em Defesa da Vida é realizada em Campo Alegre de Lourdes



Em caminhada, entoando canções e reivindicando direitos, romeiros e romeiras realizaram a 9° Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que aconteceu no último domingo (19), este ano teve como tema "Pelo Direito e a Justiça".

A caminhada teve início na comunidade do Barreiro e seguiu até o morro do pé do Tuiuiú, patrimônio ambiental e símbolo de luta das comunidades camponesas.  No local, o bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, conduziu a celebração eucarística.



Após a missa, foram realizadas diversas apresentações culturais. Os/as participantes também apresentaram as imagens de seus padroeiros, faixas e cartazes. Entre as reivindicações expressas, estavam os impactos socioambientais provocados pela mineração. Nas faixas, romeiros e romeiras lembraram do crime da Vale em Brumadinho (MG) e denunciaram os impactos da Galvani/Yara no município e a preocupação com a barragem que a empresa pretende construir.





Durante a Romaria também houve um  momento de homenagem ao aniversário do pároco de Campo Alegre,  Padre Bernardo Hanke. A 9° Romaria em Defesa da Vida foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes.

Texto: Comunicação CPT 
Fotos: Pascom Campo Alegre de Lourdes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA