Jovens de comunidades tradicionais realizam Encontro em Campo Alegre de Lourdes


Com o objetivo de incentivar a participação dos jovens no engajamento das questões sociais em suas comunidades, foi realizada, durante a manhã da última sexta-feira (3), uma formação com a juventude rural no município de Campo Alegre de Lourdes (BA). A atividade reuniu cerca de 30 participantes, jovens de comunidades tradicionais de fundo de pasto do município.

Durante o Encontro, os/as jovens discutiram as atuais demandas das comunidades, bem como propostas e articulações de luta para enfrentamento de conflitos territoriais. A facilitação do espaço foi realizada pelo integrante do Sertão Agroecológico/Univasf e colaborador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Diego Limaverde, e a agente da CPT Marina Rocha. Através de dinâmicas e metodologias participativas, os facilitadores buscaram traçar pontos como as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças presentes nesses territórios a partir do olhar da juventude.

De acordo com Diego, a utilização das metodologias participativas tem como intuito auxiliar a juventude na identificação e sistematização dessas questões. "Além disso, isso também nos leva a refletir e traçar objetivos sobre como nós, enquanto instituição, podemos atuar diretamente com essas comunidades", afirma. Outro ponto ressaltado pelo colaborador é a importância no papel de mediação desenvolvida pela CPT, reforçando o protagonismo dos próprios jovens.




Entre os participantes do Encontro, muitos já integraram edições da Escola de Formação Juventude, promovida pela CPT. Um deles é o articulador social e técnico em agropecuária, Anselmo Ferreira, da comunidade tradicional de fundo de pasto Baixão dos Bois. Hoje à frente das organizações de jovens dentro desse território, ele atenta para a relevância dessa coletividade. "É importante que a gente esteja junto e organizado, sozinho ninguém consegue e, se consegue, é uma conquista individual. O que importa mesmo é o bem coletivo", conta.

Ao fim do encontro, foram traçadas novas metas e atividades de formação a serem realizadas, de acordo com demandas apresentadas pelos próprios jovens, a exemplo da continuação da formação continuada, oficinas de arte e de comunicação e o seguimento da articulação popular da juventude em seus territórios.

Texto:  Comunicação CPT Juazeiro
Fotos: Mayane Santos 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA